Flávio Dino é eleito presidente do Consórcio Amazônia Legal
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) foi eleito, por unanimidade, presidente do Consórcio Amazônia Legal composto por governadores de nove estados brasileiros. A reunião aconteceu de forma virtual nesta segunda-feira (21).
Em suas redes sociais o governador fez o anúncio, agradeceu a confiança dos demais colegas governadores e afirmou que irá prosseguir na defesa do desenvolvimento do país.
Tive a honra e alegria de ser eleito presidente do Consórcio de Estados da Amazônia Legal. Agradeço a confiança dos colegas governadores da região. Vamos prosseguir na defesa da agenda do respeito às leis, da sustentabilidade e do desenvolvimento.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) December 21, 2020
59% do território brasileiro
A Amazônia Legal é formada por nove estados que abrangem a região Norte e parte do Centro-oeste e Nordeste: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão. Trata-se de uma área equivalente a 59% do território brasileiro.
Foi criado em 2019 e no mesmo ano anunciou uma parceria de preservação da Floresta amazônica com a França, contrariando as medidas adotadas pelo governo de Bolsonaro.
O consórcio era presidido até agora pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT).