O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), candidato à reeleição, destacou os investimentos massivos na área da educação no Maranhão, em entrevista à Rádio Educadora de São Luís nesta quarta-feira (5)

À frente do Palácio dos Leões desde 2015, Flávio Dino já construiu ou reformou mais de 800 escolas, substituiu colégios de taipa por prédios de alvenaria, valorizou os professores e distribuiu 1,4 milhão de uniformes escolares.

“Encontramos as escolas estaduais destruídas, infelizmente, por falta de manutenção adequada. E muitas escolas municipais precárias, as famosas escolas de taipa, barro e palha”, contou o governador.

“Se computarmos escolas novas, reconstruídas – quando deixa só a carcaça e refaz tudo – e reformadas, dá 820 prédios que foram melhorados. Isso é um recorde nacional. Dá duas Escolas Dignas por semana que foram requalificadas durante o nosso governo”, acrescentou.

Flávio Dino também lembrou que o Maranhão paga hoje o maior salário para professores da rede estadual em todo o Brasil, acima de R$ 5,7 mil. Além disso, foram feitas mais de 20 mil promoções de professores nos últimos três anos e meio. E 50 mil docentes estaduais e municipais passaram por cursos de capacitação.

Tudo isso resultou, nesta semana, na notícia de que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Maranhão chegou ao maior nível da história. O Ideb é a nota dada ao ensino dos Estados e do país.