O governador do Maranhão, Flávio Dino, do PCdoB, comentou em suas redes sociais, nesta terça-feira (26) o recuo de Bolsonaro e de sua diplomacia com relação ao tratamento que vinham dando à China, depois que o país confirmou o envio de 5.400 litros de insumos para a produção da vacina Coronavac no Brasil. Informado da decisão, o presidente agradeceu a “sensibilidade do governo chinês”.

“Espero que a mudança de tom sobre a China e outros países, ainda que tardia, seja duradoura na atual política externa brasileira”, declarou Flávio Dino.

O governador completou dizendo que “Basta conter a insensatez e seguir o artigo 4º da Constituição Federal. Defender o Brasil no cenário internacional exige bom senso”.

O dispositivo constitucional citado por Flávio Dino estabelece que o Brasil deve se pautar, nas suas relações internacionais, por princípios como independência nacional; prevalência dos direitos humanos; autodeterminação dos povos; não-intervenção; igualdade entre os Estados; defesa da paz; solução pacífica dos conflitos; repúdio ao terrorismo e ao racismo; cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e concessão de asilo político.

 

Por Priscila Lobregatte