Em mensagem postada em suas redes sociais nesta segunda-feira (1º/2), o governador do Maranhão (PCdoB), Flávio Dino, comentou sobre a eleição da mesa diretora que ocorre hoje na Câmara dos Deputados.

O governo defendeu: “quanto mais amplitude na política, mais força social”.  Dessa forma, a liderança do PCdoB criticou a tática de ‘estreitamento’ que vem se dando a disputa política para direção da Casa.

Para Flávio Dino, posicionamentos estreitos podem resultar numa possível vitória do campo adversário. Segundo ele, é um erro “olhar apenas para essa ou aquela instituição, ou partidos”.

E ressaltou que essa amplitude deve-se levar em consideração, principalmente, os interesses do povo brasileiro.

Dois campos

Com duas candidaturas com chances de vitória, Artur Lira  (PP-AL), além de representar o governo Bolsonaro, significa uma volta do Centrão ao comando da Casa, posto ocupado por  último por Eduardo Cunha, afastado e preso em 2016.

O candidato do campo democrático, Baleia Rossi (MDB-SP), representa a independência da Casa e tem apoio do PCdoB e da maioria dos partidos de esquerda. Porém, a candidatura de Baleia vai perdendo espaço para as barganhas, como foi o caso de liberação, por parte do governo federal, de R$ 3 bilhões de reais em emendas parlamentares.