Dino no lançamento do programa "Bom de Bola"

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB-MA), publicou neste domingo (13), nas redes sociais dele, um artigo sobre a importância de investir nas crianças para melhorar o futuro. Na sexta-feira (11), foram lançadas medidas que beneficiam os pequenos e, por extensão, toda a sociedade: um na área dos esportes e outro para melhor proteger a primeira infância. Conheça os detalhes no artigo a seguir:

Por Flávio Dino*

Nesta semana, adotamos medidas muito especiais por ocasião do Dia das Crianças, comemorado neste dia 12 de outubro. Um conjunto de programas que reforçam a nossa convicção de que uma sociedade só é autenticamente desenvolvida quando cuida de suas crianças. Desde o início de nossa gestão, é evidente a nossa priorização de ações transformadoras para as novas gerações, em todas as áreas.

Em alusão ao Dia da Menina, data instituída pela ONU, a Júlia Rebeca, de 16 anos, assumiu simbolicamente o cargo de governadora por um dia. Uma representação importante que, em ações por todo o mundo, reforça a luta por igualdade. Foi ao lado da Júlia que lancei o Plano Estadual para Primeira Infância, um acervo de ações intersetoriais destinadas à defesa e promoção de direitos das crianças de zero a seis anos de idade, firmado como compromisso entre o Governo do Estado, diversos agentes públicos e a sociedade civil organizada.

O Plano reforça nossa atuação com foco na primeira infância por meio de programas como os que já estão em execução no Maranhão. Na ocasião, reforçamos a nova fase do programa Maranhão Solidário, com aumento da cota do ICMS doado para instituições que desenvolvem projetos sociais. O valor repassado às 63 entidades beneficiadas passou de 2% para 10% do ICMS dos cupons fiscais depositados nas urnas dos estabelecimentos participantes. Todos podem doar.

Também com foco em nossas crianças, lançamos o inédito projeto “Bom de Bola”, que levará oportunidade de formação esportiva a cerca de 8 mil meninos e meninas, matriculados em escolas da rede pública. Serão instaladas 100 escolinhas de futebol em dezenas de municípios de todas as regiões do Estado. E, para fortalecer o esporte como transformação de futuros, em breve lançaremos o Bolsa Atleta Estadual.

Estes e diversos outros programas planejados com foco na garantia de direitos das nossas crianças comprovam o nosso compromisso de dias melhores ao nosso Estado. Por meio do programa Escola Digna, por exemplo, já construímos ou reformamos quase 1.000 escolas, e distribuímos fardamentos escolares. O Cheque Cesta Básica Gestante incentiva o acompanhamento médico durante a gravidez e auxilia as gestantes de baixa renda do Maranhão, com repasses de até R$ 900. Já por meio do Programa Ninar, oferecemos assistência especializada às crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias. E criamos diversos espaços de lazer para a criançada, pois já executamos mais de 20 praças e parques ambientais em diversas regiões do Maranhão, a exemplo do Parque do Rangedor e das grandes praças de Brejo e Colinas, entre muitas outras.

Reconheço nas crianças a força de um Maranhão transformado, com mais respeito, direitos garantidos, oportunidades e justiça social para esta e para as próximas gerações. E almejo que o mesmo ocorra no Brasil!