O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) participou do seminário Os desafios da comunicação nas administrações públicas, organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que se realizou no último fim de semana (25 e 26), em São Luís, no Maranhão.

O evento reuniu importantes gestores e especialistas em comunicação, como os ex-prefeitos de São Paulo, Fernando Haddad (PT) e de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) e a coordenadora da FNDC, Renata Mielli.

Flávio Dino criticou os grandes meios de comunicação contra projetos que não estão de acordo com seus interesses políticos e econômicos. Como exemplo, o governador apresentou o “manchetômetro”, uma ferramenta que contabiliza as manchetes favoráveis, neutras e contrárias sobre os oponentes políticos, comprovando a manipulação midiática.

A família Sarney é proprietária dos principais veículos de comunicação do estado. As informações apresentadas pelo manchetômetro, foram retirada de um jornal deles, contou Flávio, apresentando as manchetes em um telão.

Os dados mostram que em 2014, no último ano do governo anterior, de Roseana Sarney, 66% das manchetes foram positivas, 5% negativas e 29% neutras. Já no primeiro ano do mandato de Flávio Dino, apenas 8% das manchetes foram positivas e 53% negativas. “Devo ser pior que as sete pragas do Egito”, ironizou.

“É uma violência simbólica que a gente sofre com esses oligopólios governando frações do estado”, afirmou o governador.

Assista a participação completa do governador Flávio Dino no evento: