"Muito feliz com a derrota de Trump", comemorou Dino

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), tratou, em suas redes sociais nesta segunda-feira (9), da postura diplomática do Brasil frente à vitória de Joe Biden nos Estados Unidos e da posse de Luis Arce na Bolívia, ocorrida no domingo (8). No final de semana, ele também tratou do significado das eleições estadunidenses para a derrota do movimento de extrema-direita que tomou conta de vários países nos últimos anos.

“Dois desastres diplomáticos do Brasil em poucos dias: desprezar resultado das urnas nos Estados Unidos e na Bolívia. Essa política externa, além de tosca, contraria o artigo 4º da Constituição Federal”, apontou.

No sábado (7), o governador comentou: “A derrota de Trump consolida a terrível fama de pé frio de Bolsonaro na arena internacional. Agora mesmo que em reunião da Cúpula do G-20 ninguém vai querer tirar foto e posar de ‘melhor amigo’. O Brasil merece destino e imagem melhores”.

Pouco antes, Flávio Dino comemorou: “Muito feliz com a derrota de Trump. Com ele, caem os que fazem apologia à violência, os que negam as mudanças climáticas, os irresponsáveis no combate ao coronavírus, os defensores do racismo. Ou seja, Bolsonaro está ainda mais isolado nas suas absurdas posições”.

Ele também destacou o clima que tomou conta dos EUA após o anúncio da vitória de Biden. “Está bonita a alegria da população nos Estados Unidos por se livrar da extrema-direita, difusora do ódio e do medo. Mas a nossa festa em 2022 haverá de ser maior e ainda mais bela”.

Em outra postagem, também no sábado, o governador questionou: “Os extremistas de direita no Brasil vão continuar a exibir nos seus perfis a bandeira dos Estados Unidos? E vão continuar a chorar e bater continência quando veem tal bandeira ? Importantes debates vão abalar o bolsonarismo…”.

Por Priscila Lobregatte