Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Educação, Milton Ribeiro

O pastor Gilmar Santos, que manda no orçamento do Ministério da Educação, já organizou um encontro de 40 prefeitos com Jair Bolsonaro e recebeu vídeos de “feliz aniversário” de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e dos ministros Milton Ribeiro e Damares Alves.

Quando do seu aniversário, o pastor que pedia propina para liberar verbas do Ministério da Educação recebeu e publicou em suas redes sociais as mensagens enviadas pelos membros do governo Bolsonaro.

O senador Flávio Bolsonaro agradeceu, “em nome de toda a minha família”, “tudo o que o senhor faz pelo nosso Brasil. As orações, todo o trabalho de convencimento, de levar as coisas positivas que Deus tem abençoado o presidente Bolsonaro de estar fazendo sentado naquela importante cadeira de presidente”.

“A gente não faz nada sozinho, se não fossem pessoas como o senhor, certamente a nossa batalha diária, a nossa guerra na disputa do poder em Brasília seria sem dúvida alguma muito mais complicada. Muito obrigado por tudo, parabéns ao senhor e continue orando por nós”, disse Flávio Bolsonaro no vídeo.

Já o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que “não poderia deixar passar em branco esse registro do meu apreço, da minha admiração e que você continue assim, sendo uma grande inspiração para todos da igreja Assembléia de Deus. Um abraço fraterno e parabéns”.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, agradeceu por “tudo o que o senhor tem feito na área social, no evangelismo. Nós amamos muito a sua vida. Que a sua igreja, nesta noite, nesses dias, esteja celebrando as grandes coisas que Deus tem feito por meio de sua vida. Feliz aniversário, pastor!”.

O esquema dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura no Ministério da Educação foi flagrado por uma gravação obtida pela Folha de S.Paulo.

Na gravação, o próprio ministro da Educação, Milton Ribeiro, admite que uma de suas prioridades era, por um “pedido especial” de Jair Bolsonaro, liberar verbas do Ministério para as cidades indicadas pelos pastores.

“A minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar. Por que ele? Porque foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar”, disse Milton Ribeiro.

Segundo a agenda do Ministério da Educação, os pastores intermediaram pelo menos 44 reuniões entre prefeitos e Milton Ribeiro.

Há registros de que o pastor Gilmar se encontrou pelo menos quatro vezes com Jair Bolsonaro, tendo quatro desses encontros acontecido dentro do Palácio do Planalto.

O pastor Gilmar chegou a organizar, em fevereiro de 2021, um evento que reuniu Jair Bolsonaro e Milton Ribeiro com 40 prefeitos para “discutir” a educação.

Os pastores evangélicos exigiam que os prefeitos pagassem propina para todas as etapas, desde a apresentação da demanda até a liberação de verbas. Para o primeiro passo já eram exigidos R$ 15 mil de propina, contou o prefeito de Luis Domingues (MA), Gilberto Braga.

Os pastores chegaram a pedir um quilo de ouro para que o dinheiro do Ministério da Educação fosse encaminhado para a Prefeitura.