Em nota assinada por seu presidente, Assis Melo, a Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil) enalteceu a “greve vitoriosa” dos trabalhadores da Renault de São José dos Pinhais (PR). Segundo Assis, “mesmo com a ofensiva do bolsonarismo e do setor patronal, cabe aos sindicatos exercer seu papel de defensores da classe trabalhadora”.

Leia abaixo a íntegra da nota:

Greve vitoriosa na Renault: um bom exemplo de resistência e luta

A Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil) parabeniza os cerca de 5 mil trabalhadores e as trabalhadoras da Renault de São José dos Pinhais (PR) pela conquista do acordo de flexibilidade e competitividade (2022/23).

Sob a liderança do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), eles realizaram uma vitoriosa greve de 16 dias, que dobrou a empresa e culminou no acordo aprovado em assembleia nesta segunda-feira (23).

A proposta inclui os valores e as datas de PPR para 2022 e 2023, um aumento real dos salários e um vale-mercado maior, além da reposição sem desconto dos dias de greve. O acordo também enfrenta desafios como a precarização, ao coibir a terceirização de toda e qualquer atividade-fim (produção).

O exemplo dos metalúrgicos da Renault mostra que é preciso resistência e luta para avançarmos em direitos e benefícios para nossa categoria. Mesmo com a ofensiva do bolsonarismo e do setor patronal, cabe aos sindicatos exercer seu papel de defensores da classe trabalhadora.

Caxias do Sul, 23 de maio de 2022

ASSIS MELO

Presidente da Fitmetal