A direção executiva da Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil), reunida em 25 de maio, aprovou uma resolução sobre a participação da categoria nas eleições 2022. Segundo o texto, a “prioridade” da entidade neste período “é intensificar a agenda de pré-campanha, mobilizando as bases, debatendo com os trabalhadores e formando comitês ou núcleos de apoio”.

Confira abaixo a resolução:

Fortalecer a pré-campanha, derrotar Bolsonaro e eleger representantes dos trabalhadores

1) A 130 dias das eleições 2022, a Fitmetal reforça a diretiva de nosso 3º Congresso, que destacou a centralidade da disputa eleitoral na pauta da categoria metalúrgica. A reindustrialização da economia, o crescimento sustentável e duradouro, a reconstrução do País, a retomada de empregos e direitos – tudo isso passa pela derrota de Jair Bolsonaro e de seu governo de destruição nacional. Na Carta de Minas Gerais – a resolução política do 3º Congresso –, nossa Federação formalizou o apoio à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva a presidente. Além disso, ressaltamos a importância de ampliar as “bancadas sindicais” nos parlamentos.

2) Hoje, a prioridade de nossa luta é intensificar a agenda de pré-campanha, mobilizando as bases, debatendo com os trabalhadores e formando comitês ou núcleos de apoio. Precisamos de mais representantes da classe trabalhadora na política – e precisamos ainda mais de representantes do sindicalismo classista. Entre as pré-candidaturas proporcionais, o grande desafio da Fitmetal é ajudar a transformar o companheiro Assis Melo em deputado federal pelo Rio Grande Sul. Além de Assis, devemos fortalecer a pré-campanhas das demais lideranças classistas que concorrerão na eleição 2022. Os metalúrgicos devem ajudar, acima de tudo, no sentido de qualificar essas pré-candidaturas, com propostas, agendas próprias e parcerias.

3) Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul (RS) e da Fitmetal, Assis Melo foi vereador em Caxias e já exerceu dois mandatos na Câmara. Tem preparo e experiência para ser um dos articuladores da pauta dos trabalhadores na próxima legislatura. Para cumprir essa tarefa, Assis se desincompatibilizará temporariamente da presidência da Fitmetal no próximo dia 1º de junho, atendendo à legislação eleitoral. Em decisão aprovada por unanimidade nesta Direção Executiva, ele será substituído no cargo até 2 de outubro por Alex Custodio, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e atual vice-presidente da Federação.

4) No âmbito sindical, além de importantes campanhas salariais em nossas bases (como Rio de Janeiro, Bahia, Jaguariúna, Minas Gerais e Caxias do Sul), nossas atenções se voltam para uma estratégica eleição: a do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, que inclui a histórica base de Volta Redonda, berço da Companhia Siderúrgica Nacional. A Fitmetal apoia e constrói a chapa “A Hora da Mudança”, da CTB/Conlutas, que pode derrotar a atual direção pelega e decadente da entidade. A chapa da oposição é ampla, combativa e, acima de tudo, respaldada pelos trabalhadores. A eleição ocorre em 21, 22 e 23 de junho. É fundamental que nossas entidades colaborem, na medida de suas possibilidades, com apoio financeiro e deslocamento de dirigentes, sobretudo nos dias da votação.

5) Seguindo o exemplo das centrais sindicais, a Fitmetal adere às campanhas contra a carestia que estão sendo formadas em todo o brasil, numa reação à escalada do preço dos alimentos. Este é um tema que dá mais envergadura e visibilidade para as entidades, pois dialoga não apenas com a categoria – mas com o conjunto da população. Nas campanhas salariais, itens como cesta básica, vale-alimentação e vale-refeição ganham peso. Mas ações de conscientização e solidariedade também são necessárias. Por isso, a Fitmetal lançará uma campanha voltada especificamente a esse tema.

6) A Fitmetal está na iminência de completar mais um ciclo de sua história. Fundada em São Paulo no dia 1º de junho de 2010, logo após a 2ª Conclat, a Federação completa 12 anos de uma história singular. Está fortalecida pela realização de seu 3º Congresso e ainda mais credenciada como a principal federação operária do sindicalismo classista brasileiro. Neste ano, em especial, incorporou novas bases, renovou sua direção e lançou uma diretiva consensual: “Por uma federação mais forte, renovada, classista e de luta!”. Cabe à atual direção dar consequência às resoluções do 3º Congresso, bem como liderar o sindicalismo metalúrgico classista nesta nova etapa histórica. Mais do que nunca, a sorte está lançada para a Fitmetal!

Betim, 25 de maio de 2022

A direção executiva da Fitmetal