Fifa rompe tradição de neutralidade ao fazer coro com a Otan
A direção da Fifa se submete à campanha russofóbica da Casa Branca e se alinha à beligerância via Otan ao expedir comunicado no qual ameaça impor restrições à participação da Rússia – uma das mais destacadas seleções participantes na história dos campeonatos internacionais de futebol – da Copa do Mundo. A competição mundial está prevista para este ano e os jogos eliminatórios já estão em adiantado andamento.
Em ruptura com a tradição da Fifa de neutralidade e absoluto não alinhamento político, seu odioso comunicado discriminatório contra a seleção russa, anuncia que “nenhuma competição internacional poderá ser jogada no território da Rússia, com as partidas caseiras jogadas em território neutro e sem público. A associação-membro que representa a Rússia participará sob o nome de Football Union of Russia (RFU) e não Rússia. Nenhuma bandeira ou hino poderá ser utilizado nas partidas nas quais comparecerem os times da federação de futebol russa”.
O anuncio foi lançado neste domingo (27) pouco antes do jogo RússiaxPolônia pelas eliminatórias da Copa do Mundo previsto para se realizar em Moscou no dia 24 de março.
A União de Futebol da Rússia (RFU) que acolheu a Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia, declara que “ainda não recebeu nenhuma informação oficial da FIFA adiando ou cancelando os jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo”.
“Nós não vemos nenhuma base legal para o cancelamento de jogos ente as seleções nacionais da Rússia e da Polônia, assim como do jogo subsequente entre os vencedores do jogo Suéciax República Checa [previstos para Moscou] e a RFU segue se preparando para estes jogos”, diz a declaração da federação russa.
A entidade máxima do futebol russo acrescenta que “a RFU fornecerá todas as necessárias garantias para a realização destas partidas e outros jogos de futebol no território da Federação Russa com alto senso de organização e em compromisso com as necessárias medidas de segurança”.
A seleção brasileira está presente na trajetória marcante da seleção russa de futebol. Jogou com a Rússia (com esta denominação depois do desmembramento da União Soviética) em diversas oportunidades, a primeira delas em 20 de junho de 1994, quando venceu por 2×0 no caminho do Brasil rumo a seu pentacampeonato. Depois disso disputou mais cinco amistosos.
Antes disso, com os russos integrando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o Brasil disputou 7 jogos, dois em Copas do Mundo (1958 e 1982), e mais cinco amistosos. No primeiro embate, jogo de 1958, rumo a primeira copa conquistada pelo Brasil a vitória da seleção brasileira foi de 2×0 com dois gols do pernambucano Vavá, superando a defesa do legendário goleiro Yashin.