A indústria paulista fechou 13 mil postos de trabalho no mês de junho, e assim, contabiliza uma queda de -0,61% em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na quarta-feira (17 de julho).
“A geração de emprego foi fraca no 1º semestre, ficando abaixo das nossas expectativas. Esse resultado sinaliza que a indústria paulista deve ter fechamento líquido de vagas no ano de 2019”, declarou José Ricardo Roriz, 2º vice-presidente da entidade.
A Fiesp aponta que 77% dos setores pesquisados apresentaram variações negativas, com 17 demitindo, 4 contratando e 1 permanecendo estável.
Os principais destaques negativos ficaram por conta do segmento de veículos automotores, reboque e carroceria (-2.260), produtos alimentícios (-2.074) e confecção de artigos do vestuário e acessórios (-1.305).
Também houve recuo nos postos de trabalho nas grandes regiões do Estado de São Paulo. “Por grande região, a variação em junho recuou na Grande São Paulo (inclusive ABCD) (-0,52%), no ABCD (-0,82%) e no Interior (-0,62%)”, diz a nota da entidade.
Das 37 diretorias regionais da entidade, 76% apresentaram resultados negativos.
Entre as 28 diretorias que apresentaram redução nos postos de trabalho, destacam-se: São Paulo com o fechamento de 2.050 vagas, que decorre dos segmentos confecções e artigos do vestuário (-1,67%) e máquinas e materiais elétricos (-3,31%), e São Caetano com o encerramento de 350 vagas, influenciado pelos setores de móveis (-9,69%) e produtos alimentícios (-5,72%).