A production line employee works at the AMES Companies factory, the largest wheelbarrow factory in the world, in Harrisburg, Pennsylvania, U.S. on June 29, 2017. Picture taken on June 29, 2017. REUTERS/Tim Aeppel

A indústria paulista encerrou 9 mil vagas no acumulado de 2019 até setembro, informou a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta quarta-feira (16). Apenas no mês passado, 1 mil postos de trabalhos foram perdidos na comparação com agosto.
“Devemos encerrar o ano com saldo muito próximo ao fechamento de 2018, com crescimento zero”, comentou sobre os resultados José Ricardo Roriz, 2º vice-presidente da Fiesp.
Entre os setores, as demissões em setembro acometeram especialmente as montadoras de veículos (com 1.427 trabalhadores a menos), a indústria de couro e calçados (-952) e informática e produtos eletrônicos (-608). A queda nas exportações para a Argentina é apontada como um dos principais fatores das demissões nas montadoras, já que o mercado interno – mergulhado na crise e com o desemprego e subemprego atingindo 27,6 milhões – não sustenta o consumo.
A produção também vai de mal a pior. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) sobre a produção industrial apontam que o volume de produção da indústria paulista já caiu 0,7% no ano até agosto. Já o dado a nível nacional indica que o setor produtivo acumula queda de 1,7% no ano (também até agosto) na comparação com o mesmo período de 2018.