O Estádio Nacional de Pequim sediou o espetáculo "A Grande Jornada"

Os céus da capital chinesa se iluminaram com os fogos de artifício na celebração dos 100 anos de fundação do Partido Comunista da China (PCCh). Os líderes do Partido e do Estado da China, Xi Jinping, Li Keqiang, Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Huning, Zhao Leji, Han Zheng e Wang Qishan, junto com 20.000 pessoas assistiram ao espetáculo intitulado “A Grande Jornada”, no Estádio Nacional de Pequim.

A apresentação realizada neste estádio, na segunda-feira (28) faz parte de uma série de eventos que integram a celebração por toda a China. Ela foi dividida em quatro partes para retratar os feitos do povo chinês ao promover a revolução, desenvolver o país e construir o socialismo durante um século sob a liderança do PCCh.

Após a apresentação, todo o público se levantou para entoar a canção “Sem o Partido Comunista, não haveria uma nova China”.

Convidados estrangeiros, enviados diplomáticos, representantes de organizações internacionais na capital da China também compareceram ao evento.

Já na terça-feira (29), Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), entregou a Medalha 1º de Julho aos integrantes do Partido que se destacaram pelos serviços e heroísmo em favor do país e do seu povo. A entrega das comendas aconteceu no Grande Palácio do Povo, em Pequim.

Xi, também presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, entregou aos homenageados as medalhas, assinalando que eles incorporam o princípio fundamental dos comunistas chineses, que é colocar o povo no centro do coração e servir ao povo de todo coração.

Os 29 membros destacados do Partido abrangem o que há de mais representativo na sociedade chinesa: heróis da libertação, cientistas, trabalhadores, artistas, diplomatas, pioneiros na unidade nacional, educadores e polícia.

Wang Zhanshan, por exemplo, participou de muitas batalhas, incluindo a guerra de resistência à agressão dos Estados Unidos à Coreia (1950-53). Ele liderou seus companheiros e enfrentou 38 investidas na Batalha de Kumsong, mantendo suas posições por quatro dias e noites e eliminando mais de 400 inimigos.

Também recebeu a medalha Ma Maojie, uma heroína na campanha de travessia do rio Yangtze durante a Guerra de Libertação (1946-49) que cruzou o rio seis vezes sob uma saraivada de balas, abrindo espaço para três unidades do Exército de Libertação do Povo apesar de ter levado um tiro no braço. Ela fez isso quando tinha apenas 14 anos.

Zhang Guimei, que montou o primeiro ensino médio gratuito para meninas de famílias pobres e ajudou milhares de meninas a entrar na universidade fez parte dos 29 premiados. Zhang, em nome dos homenageados, disse na cerimônia que ela era apenas uma professora normal e o que a inspirou a fazer isso foi a ideologia de membro do PCCh.