A Federação Brasil da Esperança (PCdoB, PT e PV) de Porto Alegre fez sua primeira reunião de trabalho nesta quinta-feira (21), dando continuidade aos encaminhamentos do encontro inicial realizado na semana passada. O objetivo é construir a tática eleitoral para 2024. Ao final, foi definida uma agenda de ações para o começo do ano.

Ao abrir os trabalhos, a presidenta do PCdoB de Porto Alegre, Silvana Conti, destacou a importância de os partidos buscarem, primeiramente, estabelecer os pontos de unidade da Federação para, a seguir,  darem continuidade ao debate sobre outras questões.

“É fundamental que consigamos construir um amplo diálogo com o povo de Porto Alegre, para a construção de um programa, já que é nas periferias da cidade que é sentido o gravíssimo impacto da falta de públicas públicas que Porto Alegre vive”, salientou.

Ela lembrou que neste momento de forte calor, o bairro da Lomba do Pinheiro, entre outros, vive a falta de água. “E o prefeito diz que isso acontece porque o povo gasta muita água. Um verdadeiro absurdo e descaso com a população! Por tudo isso e muito mais, a participação popular é fundamental para mudar os rumos da cidade”, afirmou. Nesse sentido, destacou o papel do Fórum Social das Periferias e de outras iniciativas e organizações que defendem o amplo diálogo com a população.

A dirigente também falou sobre a importância da organização interna da Federação e da construção de ações concretas para seu ajuste fino em relação à tática eleitoral para 2024.

Leia também: POA: Federação Brasil da Esperança se reúne para construir tática eleitoral

Silvana também chamou atenção para a importância da participação da Federação no ato de 8 de janeiro, em defesa da democracia, que o Fórum das Centrais Sindicais está organizando em parceria com partidos, movimentos sociais e todo o campo democrático e popular.

“A defesa da democracia está intrinsicamente vinculada às eleições de 2024 em Porto Alegre. Precisamos aprender com o presidente Lula e construir, a partir da Federação Brasil da Esperança, uma frente ampla com partidos, movimentos e diversos setores da sociedade que se coloquem em defesa da democracia e contra o prefeito Sebastião Melo (MDB)”, enfatizou.

A vereadora Biga Pereira, vice-presidenta do partido na capital gaúcha,  reforçou a importância de que o debate sobre o programa seja iniciado pelos territórios da cidade, garantindo assim a ampla participação popular.

Na avaliação do vereador Giovani Culau, também vice-presidente do PCdoB-Porto Alegre, é preciso seguir dialogando sobre a possibilidade de realização de prévias, na perspectiva de que a cidade escolha quem deve representar o programa que será construído e os anseios do povo da capital.

Para Silvana Conti, “a reunião sinalizou positivamente para a construção da unidade na luta e na amplitude necessária que precisamos para fazer com que a nossa Porto Alegre volte a ser a capital da democracia, da participação popular, com políticas públicas de qualidade, para termos a capital das gaúchas e dos gaúchos alegre de novo”.

A reunião contou ainda com a presença de dirigentes dos demais partidos que compõem a federação e da secretária de Organização do PCdoB-Poa, Fabiane Pavani.

Encaminhamentos

Durante a reunião, foram aprovados os seguintes encaminhamentos:

• A participação e mobilização, pela Federação,  para o o ato de 8 de Janeiro;
  • Reunião da Federação com ativistas digitais, para diálogo de posicionamento na segunda quinzena de janeiro;
  • Realização de debate amplo, no final de janeiro, da Federação Brasil da Esperança com as fundações dos partidos do campo democrático — reunindo assim PT, PCdoB, PV, PSol, Rede, PSB e PDT — para promover uma análise dos últimos 20 anos em Porto Alegre com a perspectiva de contribuir na construção de uma frente ampla e de um programa eleitoral para 2024;
  • Realização, na segunda quinzena de fevereiro, de grande assembleia com os movimentos sociais e amplos setores da sociedade para a construção dos “Diálogos com Poa” — o nome final ainda será definido. A ideia é que sejam feitas rodadas de diálogo nos territórios da cidade para a construção do Programa “Da Periferia ao Centro”.

Com informações do PCdoB-PoA

Edição: Priscila Lobregatte