Com uma animada festa marcada por gritos de “Fica Helder” e “Volta Lula”, a convenção da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) oficializou, nesta segunda-feira (1/8), em ato no  ginásio do Colégio Ideal, apoio a reeleição de Helder Barbalho (MDB) para o governo do Pará.

Na ocasião, também foi lançada a candidatura ao senador de Beto Faro (PT), que tem como suplente Josenir Nascimento (PT) são 42 candidatos a deputados estaduais e 18 a deputados federais que estão concorrendo as eleições de 2022 pela federação.

Entre os partidos federados o PT é a legenda com mais candidatos (36 estaduais e 11 federais), seguida pelo PCdoB, que disputará as eleições com o presidente da legenda no Pará, Jorge Panzera, a enfermeira Débora Rêgo e o ex-vereador Altair Brandão (deputados estaduais), já para a disputa de deputado federal a legenda comunista lançou, Ellana Silva, Victória Santos, Antônia Trindade, Gil do Sindicato e João de Deus. Já o PV terá três candidatos a deputados federais e dois estaduais.

A militância da Federação lotou o auditório do Colégio Ideal, no centro de Belém (PA), formado por prefeitos e representantes de diversos movimentos sociais no estado. Helder Barbalho agradeceu ao apoio dos candidatos que, segundo ele, são partidos que possuem força, grandeza e legitimidade para lançar candidatos. “É um reconhecimento a uma reconstrução que iniciou há 3 anos e meio, e foi concretizada graças a esses partidos que se uniram à nossa gestão em prol de um Estado maior e melhor”, disse o governador.

Helder agradeceu ainda à parceria política e administrativa das bancadas estadual e federal que lhe ajudaram a governar até aqui. “Foi uma construção coletiva que uniu vários segmentos como quilombolas, indígena, trabalhadores rurais, negros, mulheres e LGBTQIA+”, destacou.

O deputado federal Beto Faro, que representou o Partido dos Trabalhadores na convenção da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) e foi lançado candidato ao Senado, disse em sua fala que Helder levou obras, escolas, infraestrutura e estradas para o Pará. “Este governo reduziu os índices de criminalidade e construiu as Usinas da Paz, o maior projeto de resgate da cidadania, fortalecimento comunitário e de transformação social que este Estado já produziu. Estarei no Senado junto com o presidente Lula trazendo ainda mais investimentos e obras para nosso Estado”, garantiu.

José Carlos Lima, presidente do diretório estadual do PV ressaltou que a legenda decidiu, por unanimidade, apoiar a chapa Helder Barbalho governador, Beto Faro senador. “O PV aprovou ainda a proposta apresentada ao governador Helder da criação das Usinas de Produção Sustentáveis, como agências de apoio e incentivos a agricultura familiar, extrativistas, pequenos empreendimentos urbanos, principalmente aqueles que tem a frente mulheres chefes de família”.

Jorge Panzera, presidente do Comitê do PCdoB no estado, disse que o partido tem como objetivo principal fazer com que o Brasil volte ao seu caminho de desenvolvimento com a eleição e Lula Presidente. “Estamos apoiando a reeleição do governador Helder Barbalho porque acreditamos que o nosso Estado passou a ter um governo de verdade desde 2019. Andamos por todo o Estado e vemos obras e desenvolvimento, o que não ocorre em relação ao governo federal, que nos abandonou. O Brasil e o Pará precisam estar no mesmo caminho”, destacou.

Reafirmando o compromisso com Helder Barbalho, o presidente do PCdoB no Pará e candidato a deputado estadual pelo PCdoB, Jorge Panzera apresentou os candidatos que disputarão as eleições e elogiou Helder Barbalho pela gestão à frente do Governo do Pará. “Com você, o Pará voltou a ter governo. A gente anda por aí e não encontra uma obra que seja do governo federal, mas percebe a presença do Governo do Estado e Helder vai dar continuidade a esse trabalho”, reforçou.

Confira imagens abaixo:

__

Da Redação do PCdoB/Pará