FE Brasil inicia definição de candidaturas a prefeito
A Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) composta pelas siglas PT, PCdoB e PV decidiu politicamente pelas candidaturas a prefeitura de Campina Grande-PB, com Inácio Falcão (PCdoB), do Guarujá-SP, com Sidnei Aranha (PCdoB) e em Manaus-AM, com Marcelo Ramos (PT). A Executiva decidiu também por outras candidaturas às prefeituras de Imperatriz (MA), com o ex-deputado estadual, Marco Aurélio (PCdoB) e de Cabo Frio, com apoio à reeleição de Magdala Furtado (PV).
As decisões tomadas pela Comissão Executiva Nacional da FE Brasil, realizada na última terça-feira (9), em Brasília, em formato híbrido, segue as regras do Estatuto e das resoluções aprovadas pela FE Brasil sobre as eleições municipais de 2024.
Segundo as normas, cabe à Comissão Executiva, ouvindo as direções municipais e estaduais, decidir sobre a proposta de candidaturas majoritárias e proporcionais dos 103 municípios com mais de 200 mil eleitores.
A presidenta da Federação Brasil da Esperança e do PCdoB nacional, ministra Luciana Santos, celebrou o desfecho da reunião. Segundo ela, “a decisão foi tomada para que a pré-campanha nestes municípios avancem e, se necessário, sejam antecipadas as convenções eleitorais da FE Brasil em cada local”.
O próximo passo agora são as homologações destas candidaturas nas convenções municipais, que serão realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. A convenção para escolha de candidatas e candidatos deverá ser feita por partidos e federações.
As eleições de 2024 são as primeiras eleições municipais com o sistema de federações partidárias.
Confira o Perfil de cada uma das candidaturas aprovadas pela Executiva:
Inácio Falcão (PCdoB)
Pré-candidato de Campina Grande, na Paraíba, Inácio Falcão nasceu no município, iniciou na vida pública na UFPB, no movimento estudantil. Elegeu-se vereador de Campina Grande por quatro mandatos consecutivos e está no terceiro mandato como deputado estadual da Paraíba.
Inácio falou do desafio de representar um projeto de mudança na cidade. “Encaro o desafio de conseguir mudar este cenário, que, em 40 anos, as mesmas famílias governam Campina Grande, e não vemos as mudanças sociais e estruturais acontecendo de fato”.
Sidnei Aranha (PCdoB)
Advogado e professor, Sidnei Aranha tem mestrado e doutorado na área ambiental. Foi secretário de Meio Ambiente do Guarujá/SP e Superintendente do Meio Ambiente do Porto de Santos, presidiu o Fórum Nacional de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos da FNP e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).
Ao ter seu nome confirmado pela Federação, Sidnei disse: “Estamos preparados para essa boa luta que vai ditar os rumos de nossa cidade. Para mim é uma honra imensa ser escolhido como o nome da federação para a disputa, mais ainda saber que sou o nome do presidente Lula nesta importante batalha. Vamos à luta juntos por uma Guarujá voltada para o futuro”, disse.
Marcelo Ramos (PT)
Advogado, Marcelo Ramos iniciou sua militância política no movimento estudantil, disputou o cargo de vereador pela primeira vez em 2000, ficando como suplente. Foi eleito vereador de Manaus em 2007 e deputado estadual do Amazonas (2011 a 2015). Eleito deputado federal em 2018, sendo vice-presidente do Congresso Nacional (2021).
Havia duas pré-candidaturas à prefeitura de Manaus, Eron Bezerra era o nome indicado pelo PCdoB e Marcelo, pelo PT. Após decisão da direção nacional da Fe Brasil, Marcelo destacou: “Quero agradecer o gesto de confiança do PT, PCdoB e PV e dizer que imediatamente liguei para o Eron [Bezerra, presidente do PCdoB Amazonas] para registrar a minha admiração e respeito pela firmeza de propósitos e compromissos que ele carregou durante a sua pré-campanha”, afirmou Ramos.
Marco Aurélio (PCdoB)
Professor, Marco Aurélio foi vereador de Imperatriz (2013-2014). Eleito duas vezes Deputado Estadual (2015-2022) e na disputa à prefeitura de Imperatriz em 2020, ficou em 2⁰ lugar na disputa, com uma diferença de apenas 1% dos votos.
Magdala Furtado (PV)
Prefeita de Cabo Frio, empresária, Magdala foi eleita vice-prefeita em 2020, porém assumiu o mandato em julho de 2023 depois da morte do prefeito, José Bonifácio. Ela foi a primeira mulher a assumir à Prefeitura do município de Cabo Frio.