Pezzola, com quem foram foram encontradas instruções para fabrico de bombas, abraçado com 'Loquito de Cuernos'

Manuais com instruções de fabrico de bombas caseiras foram encontrados na casa de um dos invasores do Congresso norte-americano no fracassado golpe de 6 de janeiro.

A casa é de Dominic Pezzola – um dos cabeças do bando neonazista Proud Boys (Rapazes do Orgulho) – e os manuais se encontravam em um pen drive localizado por agentes de FBI, já com ele detido, no dia 15 de janeiro. A informação foi divulgada no dia 29 pela imprensa norte-americana.

Essa e outras informações que já foram divulgadas – a exemplo dos brados de “enforquem Pence” (à época vice-presidente caído em desgraça diante dos direitistas por não querer compactuar com o golpe arquitetado por Trump para barrar a ratificação de Biden, o democrata vitorioso nas eleições presidenciais dos EUA) – acrescentam mais evidências de que, de fato, um golpe fora orquestrado e posto em operação e, devido à resistência de parlamentares, os poucos policiais que estavam no prédio, prefeitos e governadores e o conjunto da imprensa fracassou.

Até o momento mais de 150 pessoas foram presas e 400, no total, estão sendo investigadas, todas apoiadoras do ex-presidente Trump, e participantes da invasão do dia 6, que resultou em cinco pessoas foram mortas. No momento da invasão, parlamentares se abrigaram em porões e corredores do prédio do Capitólio, para não serem localizados pela turba em fúria, incitada pelo próprio presidente.

O FBI também informou, nesta sexta-feira que as bombas encontradas nas sedes dos Comitês Nacionais Democrata e Republicano no Capitólio foram depositadas e manipuladas desde a noite anterior ao ataque.

Agentes reiteram que Pezzola deve ser mantido sob prisão preventiva pois “representa um sério perigo para a comunidade, e que não dá para descartar o risco de fuga”.

Há denúncias de que uma das financiadoras do aparato para a aglomeraçõa fascista, deslocamento, alimentação e som foi Julie Jenkins Fancelli que compareceu com 300 mil dólares. Herdeira da rede Publix Super Markets, Julie foi importante financiadora da campanha de Trump em 2020, segundo publicou o Wall Street Journal neste sábado. Julie não foi a única doadora.

‘LOQUITO DE CUERNOS’ SE DIZ TRAÍDO

Outro invasor do Capitólio, Jacob Chansley, apelidado ‘Loquito de Cuernos” após fotografado envergando dois chifres e uma pele de bisão, que foi um dos comandantes da turba invasora, declarou através de seu advogado Albert Watkins, que está disponível a testemunhar no julgamento de impeachment de Trump, que se dará a partir do dia 8 de fevereiro. Albert Watkins, falou que o seu cliente era “terrivelmente apaixonado” por Trump, mas que agora se diz traído. Segundo ele, Trump se negou a conceder o perdão a Chansley e aos demais que participaram da invasão do Capitólio.

Chansley, está entre os que enfrentam acusações federais por insurreição.

Watkins explicou que ainda não conversou com membros do Congresso, e frisa que é importante que se tenha declarações de alguém que foi “incitado por Trump a invadir o Capitólio”.