A Federação dos Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) divulgou nota repudiando as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, que chamou os servidores públicos de “parasitas”.
A Direção Nacional da Fasubra afirmou na nota publicada, no domingo (09), que “tomará todas as medidas cabíveis nos campos político e jurídico”.
A Fasubra denuncia que “a exemplo do que fez na reforma da Previdência, o ministro mais uma vez mente e semeia o ódio contra o servidor público por onde passa […] Desde que assumiu o Ministério, a política apresentada por Guedes tem sido de desmonte do Estado brasileiro de bem estar social. Para isso, propõe congelamento e redução de salários, fim de concursos públicos, venda do patrimônio e das riquezas do país.”
Como um bom especulador “Guedes é subserviente ao capital estrangeiro e não descansará enquanto não destruir o Estado”, continua em nota a Fasubra. É ele e sua política de privilégio total aos bancos e especuladores e estrangulamento do setor produtivo que estão “matando o hospedeiro”.
“Os servidores públicos federais, estaduais e municipais desempenham um trabalho de vital importância para a sociedade e para o funcionamento da Administração Pública. É papel do Estado oferecer serviços de qualidade em áreas estratégicas como a educação, saúde, justiça, segurança e transporte, e para tal é necessário ter servidores qualificados, com autonomia e valorizados para garantir o atendimento da população brasileira.”, completa a nota.