Aleixei Leonov foi autor de quatro invenções e de mais de dez obras científicas e pintou quadros com reconhecido talento. (Foto: Sputnik/Alexei Druzhinin)

Alexei Leonov tornou-se o primeiro a caminhar no espaço em março de 1965. Dez anos mais tarde, em julho de 1975, fez seu segundo voo, durante o qual participou do acoplamento da nave espacial soviética Soyuz com a norte-americana Apollo. Ele faleceu nesta sexta-feira (11)  aos 85 anos após enfrentar uma longa doença, informou a agência de notícias russa TASS.

“O presidente russo, Vladimir Putin, conhecia Leonov bem e tinha grande respeito por sua coragem”, disse o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov.

Leonov nasceu em 30 de maio de 1934 na Sibéria Ocidental e graduou-se na escola de aviação. Em 1960 foi alistado no primeiro destacamento de cosmonautas soviéticos.

Embora menos conhecido internacionalmente que Yuri Gagarin, o primeiro homem a entrar no espaço, Leonov era um nome familiar na União Soviética e será lembrado em particular por seu papel na missão Voskhod-2. Durante esse vôo Leonov realizou a inédita caminhada espacial, um episódio que durou 12 minutos e 9 segundos.

Quando o cosmonauta iniciou a volta para a nave Voskhod-2, encontrou-se em uma situação de emergência: seu traje espacial inflou-se, o que o obrigou a entrar na escotilha com a cabeça para frente, ao contrário do que estipulava o regulamento.

Alexei Leonov foi o vice-chefe do Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin de 1970  a 1991. O cosmonauta também é autor de quatro invenções e de mais de dez obras científicas. Foi duas vezes Herói da União Soviética e também reconhecido como um artista talentoso por seus quadros.