Faleceu, no domingo, o camarada Jorge Insunza Becker, veterano dirigente do Partido Comunista do Chile. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), enviou, nesta segunda-feira (18) uma mensagem de solidariedade ao partido irmão. Leia, abaixo.
Mensagem de pesar por Jorge Insunza BeckerO Partido Comunista do Brasil (PCdoB) tomou conhecimento, consternado, do falecimento, neste domingo, aos 82 anos, do histórico dirigente comunista chileno Jorge Insunza Becker.

Com longa trajetória no movimento revolucionário, Insunza foi militante e dirigente das Juventudes Comunistas do Chile (JJCC). Chefe de propaganda da campanha de Salvador Allende, foi eleito deputado em 1969 e 1973 pelo Partido Comunista do Chile (PCC). Com o advento da ditadura militar fez parte da direção clandestina do Partido e foi membro da Comissão Política do Comitê Central do PCC até que os problemas de saúde o obrigaram a se afastar das tarefas que desempenhava com tanta dedicação e competência.

O presidente do PC do Chile, Guillermo Teillier, definiu bem o camarada Insunza, ao afirmar que ele “entregou sua vida, sua inteligência, todas as suas capacidades à luta política e ao desenvolvimento do Partido Comunista”.

As bandeiras vermelhas do PCdoB inclinam-se em reverente saudação à memória do camarada Jorge Insunza Becker.

À direção e aos militantes do PCC, aos familiares e amigos de Insunza Becker, expressamos nossa solidariedade fraterna, convictos de que o exemplo de vida e de militância de Insunza Becker seguirá como valiosa fonte de inspiração para os comunistas das novas gerações.

São os sentimentos expressos pela direção nacional e todos os comunistas do PCdoB.

 

Walter Sorrentino

Vice-Presidente Nacional e Secretário de Política e Relações Internacionais do PCdoB

Brasília – 18 de março de 2019