Faleceu, no início da tarde desta quarta-feira (11), Augusto César Buonicore, historiador, pesquisador, membro do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e integrante da diretoria da Fundação Maurício Grabois.

Após um longo tratamento de um linfoma no intestino, na cidade de Campinas, São Paulo, não resistiu.

Depois de passar pelo procedimento de quimioterapia, Augusto Buonicore se internou para fazer autotransplante de medula. Uma infecção na fase de baixa imunidade levou ao agravamento do seu estado geral de saúde e ao falecimento.

Militante do PCdoB desde o final dos anos 1970, Augusto Buonicore era historiador formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e mestre em Ciência Política Universidade de Campinas (Unicamp), onde atuou no movimento sindical. Sempre dedicado ao estudo da história e da teoria marxistas, foi também um respeitado formulador de ideias.

Augusto Buonicore deixa esposa e uma filha. As fileiras do marxismo, que muito se enriqueceram no Brasil com a sua produção, ficam desfalcadas de um dos seus importantes integrantes. O movimento progressista, a classe trabalhadora e o povo brasileiro perdem um dos seus mais dedicados militantes.

O velório acontece a partir das 20 horas desta quarta-feira (11) e o sepultamento nesta quinta (12) às 10 horas, no Cemitério da Saudade, em Campinas-SP.

Até sempre, Augusto Buonicore!