Trem enviado por Zelensky, lotado de tanques, é mostrado pela CNN como 'agressão russa'.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, chamou de “indecente” a exibição, pela CNN, de tanques ucranianos transportados por via férrea e vistos passado por uma estação da Ucrânia como sendo um “preparativo da Rússia para uma guerra”.

“Nós entendemos que vocês nunca têm tempo para checar os fatos, por estarem tão aprofundados na luta ideológica em nome do triunfo do liberalismo. Mas não é para tanto”, registrou a diplomata no Facebook, referindo-se aos jornalistas da CNN.

Zakharova conclamou os profissionais da CNN em Moscou a se dedicarem um pouco menos à vida social e “um pouco mais de tempo à profissão”. “Porque isto já é indecente”, concluiu.

A cena exibida pela CNN como a ‘prova’ da ‘agressão russa’ já tinha sido registrada, pelas redes sociais no dia 4 de abril como “um trem carregado de tanques T-72 enviado pelo exército ucraniano ao leste da Ucrânia (Donbass)”, e “passando por Dnipro”. O vídeo foi reproduzido por Dutch Digger News no Twitter no mesmo dia, com horário de 17:49.

A matéria para insuflar a russofobia nos Estados Unidos incluía a performática ida do ex-comediante e atual presidente Volodymyr Zelensky à “linha de frente” na Ucrânia, depois de ter ordenado a violação do cessar-fogo em vigor desde o ano passado e aprovado decretos para criar campos de concentração no Donbass e recrutamento em massa de reservistas.

Na fake news da CNN, exibida na semana passada, Zelensky é visto com o correspondente da CNN Mathew a tiracolo, entrando no helicóptero. Dois minutos após o início do vídeo, como notou o portal Moon of Alabama, a CNN mostra alguns transportes militares. A locução diz: ‘Com as tensões crescentes, um dramático acúmulo de forças russas perto da fronteira ucraniana e na Crimeia’.

E então o mau jornalismo vira fake news do mais reles: “Imagens de celulares surgiram de colunas blindadas como esta. E equipamentos militares sendo transportados por ferrovia em direção à fronteira.”

Como ressaltou o Moon of Alabama no vídeo da CNN é possível ver que “atrás do trem com os tanques, há um trem de passageiros na estação. Seus carros são azuis com listra amarela, as cores da bandeira da Ucrânia. Os carros no vídeo da CNNsão obviamente vagões ucranianos”. E, para dirimir qualquer dúvida, publicou uma foto de trem igualzinho, mesma cor, e com o emblema do estado ucraniano.

Para os devotos de São Tomé, o portal incluiu uma relação de links para vídeos de trens ucranianos carregando armamento a caminho do Donbass, com datas entre 11 de março e 1º de abril.

Por sua vez a Rússia já advertiu que um ataque à população do Donbass implicaria na destruição do Estado ucraniano e exigiu de Kiev o cumprimento dos acordos patrocinados sob o chamado Formato Normandia (Alemanha, França, Rússia e Ucrânia), que prevêem autonomia reconhecida na constituição assim como o respeito ao idioma da população local, anistia e eleições limpas.

A população do leste da Ucrânia se levantou em armas após o golpe CIA-neonazis de 2014, que instaurou um regime que se considera herdeiro dos colaboracionistas dos nazistas na Segunda Guerra Mundial e que perseguiu os progressistas em geral e em especial a população de fala russa, além de dar a maior guarida aos barões da privatização.