A Comissão Executiva Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) reunida nesta terça-feira (20), reforça, por meio de nota, a importância política e faz o chamado à militância para participar dos atos que serão realizados no próximo sábado (24) em que o povo volta às ruas para pedir a saída de Bolsonaro.

A nota da Executiva salienta que as mobilizações assumem grande relevância na jornada de lutas. “Em ondas crescentes, o povo ocupa praças, ruas e avenidas por vacina, democracia, emprego, auxílio emergencial de R$ 600, educação e saúde”

Com a palavra de ordem “Fora, Bolsonaro! Impeachment já!”, o documento destaca que é preciso elevar a presença e a visibilidade do PCdoB nos atos em todo o país. Para tanto, a executiva recomenda que seja garantida um visual do Partido nas manifestações com faixas e bandeiras.

O PCdoB recomenda ainda, que sejam respeitadas as orientações sanitárias como o uso de máscaras, distanciamento e uso de álcool gel. Desta forma, o texto ressalta que essas tarefas devem ser “planejadas e organizadas”.

“A batalha das ruas integra as atividades do 15º Congresso e se inserem no chamado para revigorar o Partido”, completa o documento.

Confira a íntegra abaixo:

Elevar a presença e a visibilidade do PCdoB no #24J

As mobilizações iniciadas em 19 de maio assumem grande relevância na jornada das oposições. Em ondas crescentes, o povo ocupa praças, ruas e avenidas por vacina, democracia, emprego, auxílio emergencial de R$ 600, educação e saúde.

A palavra de ordem “Fora, Bolsonaro! Impeachment já!” sintetiza o grande anseio do país. Quanto mais os movimentos de frente ampla que se dão âmbito do parlamento e nos movimentos da sociedade estejam nas manifestações de rua, mais volume e dimensão política elas poderão ter.

O PCdoB tem se desdobrado para estar na linha de frente dessas jornadas, tanto por meio das entidades e movimentos sociais nos quais participa quando nas ações de sua militância.

Para as manifestações de 24 de julho, é preciso redobrar o empenho. O Partido, com suas lideranças, seus parlamentares e sua comunicação, deve buscar sua participação de forma organizada.

Contribuir para que sejam respeitadas as orientações sanitárias, sobretudo o uso de máscaras.

Garantir o visual do Partido nas manifestações, com bandeiras, faixas e “pirulitos”.

Ter banquinhas de filiação e ousadia de convidar lutadoras e lutadores que se engajam nessa jornada para ingressar no Partido.

Gerar vídeos e fotos que, uma vez disseminados por nossas redes, deem visibilidade à presença do Partido.

São tarefas que devem ser planejadas e organizadas. A batalha das ruas integra as atividades do 15º Congresso e se inserem no chamado para revigorar o Partido.

20 de julho de 2021

Comissão Executiva Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Disponível em PDF: nota PCdoB 24J