Embaixador Roberto Abdenur | Reprodução youtube

O ex-embaixador do Brasil na China, Roberto Abdenur, disse que os ataques do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que é presidente da Comissão de Relações Exteriores, à China são de “imensa irresponsabilidade, agora ameaçando causar danos graves aos interesses do Brasil com a China”.

“O Brasil está metendo os pés pelas mãos de maneira desarrazoada e contraproducente. Eduardo Bolsonaro fala como deputado, como filho do presidente e como presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara”, disse Abdenur.

Eduardo Bolsonaro fez uma publicação nas redes sociais na qual defende o plano de Donald Trump de excluir as empresas chinesas da rede 5G mundial. Ele disse que é “uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”.

A embaixada da China no Brasil respondeu afirmando que acusações como as de Eduardo Bolsonaro prejudicam a relação entre os dois países.

A China disse ainda que “tais declarações infundadas não são condignas com o cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados”.

Para o ex-embaixador, “é ilusão acharmos que a China vai continuar dependendo eternamente das nossas importações. Há outros países no mundo. A China está financiando projetos agrícolas importantes na África, em regiões que têm um clima e solo parecidos com o Brasil, está em entendimentos também para aumentar a produção de soja na Rússia e na Ucrânia”.

Na Câmara dos Deputados tramita um pedido para que Eduardo Bolsonaro seja destituído da Presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN).

O pedido foi apresentado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), ex-presidente da Comissão.

“Uma instituição que se deve dar ao respeito não pode permitir que seus membros achincalhem outros países, prejudicando históricas relações”, argumentou a parlamentar.

O deputado Fausto Pinato (PP-SP), que é presidente da Frente Parlamentar Brasil-China e à frente dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), disse que “esse cara [Eduardo Bolsonaro] está prejudicando o país. Até quando vamos dar asas a esse louco aí?”.

Para Rubens Bueno (Cidadania-PR), “a necessidade é urgente de destituí-lo da Presidência”.

“Eduardo Bolsonaro vive cometendo desatinos e envergonhando o Parlamento. Não tem cabimento uma postura desse tipo do presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara”.

Eduardo Bolsonaro é na verdade presidente tampão da comissão e não deveria falar em nome dela, só executar tarefas burocráticas. Ele deveria ser substituído este ano em nova eleição na comissão. Porém, com a pandemia, os trabalhos legislativos foram suspensos e ele continuou só para resolver problemas urgentes da comissão.