A Brazil Conference, evento realizado por estudantes e pesquisadores brasileiros de universidades na região de Boston (EUA), ocorrerá de forma presencial este ano após duas edições online por causa da pandemia.

O principal destaque da edição deste ano, que ocorre em 9 e 10 de abril, são sabatinas com pré-candidatos à Presidência da República na eleição de outubro.

Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) confirmaram participação de modo presencial. Já em formato virtual falarão Simone Tebet (MDB) e João Doria (PSDB).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a princípio, aceitou tomar parte virtualmente, mas poderá ainda enviar um representante em seu lugar.

Jair Bolsonaro (PL) não foi convidado, pois, segundo os organizadores, ele não atende aos critérios de respeito à democracia e às instituições.

O evento, organizado por integrantes de instituições como Universidade Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT na sigla em inglês) e Universidade de Boston, exigirá comprovante de vacinação para liberar o acesso do público e palestrantes aos debates.

A Brazil Conference é um evento anual, realizado no mês de abril, organizado pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston desde 2015.

Pensada em 2014, o movimento dos estudantes brasileiros pretendia levar para debates em Boston intelectuais brasileiros que pudessem discutir os desafios e caminhos possíveis para o país.

“O que nasceu como um pequeno evento para comemorar os 30 anos da Democracia do nosso país, já foi chamado pela imprensa de ‘Davos Brasileira’”, dizem os organizadores.