Inflação na Europa já é a maior da década

Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, sublinhou que as sanções contra a Rússia aplicadas pela União Europeia não contribuem em nada para a resolução do conflito na Ucrânia.

O diplomata destacou que, em vez de ajudar a resolver o conflito, a Europa e o mundo pagarão um alto preço por essas sanções.

“Os fatos já mostraram que a pressão das sanções não facilita a solução da crise ucraniana. As sanções indiscriminadas impostas contra a Rússia por alguns países não aliviaram a situação na Ucrânia e, em vez disso, a Europa e o mundo pagarão um alto preço por elas”, enfatizou.

INFLAÇÃO E DESEMPREGO

O porta-voz chinês ressaltou que, devido às sanções, os europeus vão enfrentar novas dificuldades, como a inflação e o desemprego, enquanto o mundo todo enfrentará problemas para os quais não tem solução, como uma crise energética e de abastecimento.

Em 3 de junho, a União Europeia oficializou seu sexto pacote de sanções contra a Rússia, por ações que, segundo a opinião imposta pelos EUA, “desestabilizam a situação na Ucrânia”.

A representante do Ministério de Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, condenou a decisão, sublinhando que os países da UE e da Otan continuam a arruinar as suas relações com a Rússia.

A União Europeia publicou, na sua revista oficial, o conteúdo do seu sexto pacote de sanções, que prevê, em particular, a introdução gradual do embargo às importações de petróleo russo, que se estenderá apenas ao abastecimento por via marítima e não afetará o petróleo bruto que chega através do Oleoduto Druzhba, mas espera reduzir em 90% as importações energéticas vindas da Rússia até o fim do ano.

O novo pacote de sanções também inclui a desconexão do sistema SWIFT dos bancos russos Sberbank, Rosseljozbank e Credit Bank de Moscou.

O pacote prevê ainda isenções temporárias das ditas sanções para vários Estados integrantes da UE, como a Bulgária, a República Checa ou a Croácia, cuja situação geográfica gera uma dependência específica do petróleo bruto importado da Rússia por oleoduto, sem fontes alternativas de abastecimento.

SÉRVIA DIZ NÃO ÀS SANÇÕES

“Acreditamos que a comunidade mundial deve apoiar todos os esforços para alcançar uma resolução pacífica da crise, criar condições favoráveis para as negociações entre a Rússia e a Ucrânia”, disse Zhao, comentando a recusa de vários países em permitir que o avião do chanceler russo, Sergey Lavrov, passasse por seu espaço aéreo.

Em 5 de junho, Bulgária, Montenegro e Macedônia do Norte, países vizinhos da Sérvia, fecharam seu espaço aéreo ao avião de Lavrov, que deveria viajar para Belgrado para tratar de questões humanitárias e comerciais.

A primeira-ministra sérvia, Ana Brnabic, disse que o presidente Aleksandar Vucic foi forçado a lidar pessoalmente com a logística relacionada à visita de Lavrov, marcada para 6 e 7 de junho, sem conseguir resolver o problema.

A Sérvia se recusa a aderir às sanções impostas à Rússia. Enquanto outros países europeus cortaram o fornecimento de gás russo, Aleksandar Vucic, disse que firmou um acordo “muito favorável” do fornecimento de gás russo por 3 anos.

“Se uma visita do ministro das Relações Exteriores da Rússia é percebida no Ocidente como quase uma ameaça planetária, isso significa que tudo está indo muito mal por lá”, zombou Lavrov em entrevista coletiva.

Ele também informou que convidou o chefe da diplomacia sérvia a viajar para Moscou o mais rápido possível.

MINISTRO SUÍÇO: “SANÇÕES NÃO RESOLVEM CONFLITO”

As sanções ocidentais introduzidas contra a Rússia não contribuíram para a resolução do conflito na Ucrânia, disse o ministro suíço de Economia, Guy Parmelin, neste domingo (5), em entrevista concedida ao jornal Blick.

Parmelin alertou que os preços da energia podem subir ainda mais por causa das sanções contra a Rússia e nenhum dos países europeus tem uma solução definitiva para esta questão.

No final de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia, depois das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) pedirem ajuda para se defenderem dos ataques dos setores neonazistas ucranianos.