Mesmo se Joe Biden tivesse conquistado a presidência dos EUA com o esperado terremoto, a ameaça do fascismo continua. E não simplesmente porque os trumpistas não irão embora tão cedo.

Por Pete Dolack*

Donald Trump não tem inteligência, competência ou apoio suficiente da classe dominante para realmente se tornar um ditador fascista. Seu desejo de o ser, no entanto, foi mais do que suficiente para mobilizar contra ele e as forças sociais que representa o mais amplo movimento possível. Não há dúvida de que seus impulsos autoritários teriam piorado ainda mais se ele tivesse ganhado um segundo mandato. A pouca democracia que resta na democracia formal capitalista dos EUA teria sido ainda mais reduzida.

Pode ser melhor entender Trump como o Frankenstein do Partido Republicano – a culminação da “Estratégia do Sul” republicana. Richard Nixon foi um racista declarado e desenvolveu uma estratégia para se dirigir a brancos racistas; Ronald Reagan promoveu “direitos dos estados”, palavras-código para apoiar políticas racialmente preconceituosas; George H.W. Bush explorou estereótipos raciais com seus anúncios de campanha acusando o criminoso Willie Horton, negro. A presidência de George W. Bush será lembrada por ignorar insensivelmente Nova Orleans e sua população afro-americana após o furacão Katrina; e a lista de republicanos hostis aos direitos civis é muito longa para listar.

Além disso, o Partido Republicano, com poucas exceções, tem sido um promotor das virulentas políticas favoráveis aos grandes negócios, como as de Trump, com muitos nem mesmo se preocupando em fingir desafiar o racismo e a misoginia.

Não foi nenhuma surpresa que um vigarista bilionário, cujo plano de negócios é ferrar com a classe trabalhadora de seu império imobiliário e usar todos os truques imagináveis ​​para não pagar impostos e nem mesmo seus credores, iria prejudicar os trabalhadores.

O governo Trump tem sido a pior presidência dos EUA na história, com uma abordagem extraordinariamente feroz da luta de classes.

Mas é preciso considerar o que é o fascismo: em seu nível mais básico, o fascismo é uma ditadura estabelecida e mantida com terror em nome das grandes empresas. Tem uma base social que apoia os esquadrões do terror, mas que está muito enganada, visto que a ditadura fascista atua decisivamente contra os interesses da sua base social. Militarismo, nacionalismo extremo, criação de inimigos e bodes expiatórios e, talvez o componente mais crítico, uma propaganda raivosa que intencionalmente aumenta o pânico e o ódio enquanto disfarça sua verdadeira natureza e intenção sob a capa de um falso populismo – estão entre os elementos que fundamentam o fascismo.

Devido às características nacionais que resultam em grandes diferenças na aparência do fascismo, sua natureza de classe é consistente. O grande negócio é invariavelmente o quem apoia o fascismo, não importa o que diga a retórica de um movimento fascista; o grande capital é invariavelmente o beneficiário. Muitas vezes se pensa no fascismo em sua forma clássica dos anos 1930, nos passos de ganso nazistas ou na violência nas ruas dos seguidores de Benito Mussolini. Mas assumiu formas um tanto diferentes no final do século 20, sendo instituído por meio de ditaduras militares no Chile e na Argentina.

Qualquer fascismo que pudesse surgir nos EUA seria envolto em populismo de direita e, dadas as formas sociais particulares, esse populismo incluiria demandas para “retornar à Constituição” e “proteger as fronteiras”.

Os estadunidenses de fato sofreram durante quatro anos de militarismo, nacionalismo extremo, criação de inimigos imaginários e bodes expiatórios, a imposição de juízes “constitucionalistas” e demandas para “proteger” as fronteiras com racismo aberto e misoginia.

O governo de Trump e seus seguidores forma um movimento com potencial para levar a uma ditadura fascista. Caso a classe dominante dos EUA – industriais e financistas – decidisse que não toleraria mais a variedade limitada e restrita da “democracia” do país, as milícias e diversas gangues de extrema direita, que “aguardam” o comando de Trump, seriam desencadeadas sem restrições. E eles seriam abertamente apoiados pela polícia e agências de segurança para fomentar a violência, e não tacitamente apoiados como são hoje.

No entanto, o fascismo é o último recurso de qualquer classe dominante capitalista. Instituir uma ditadura fascista não é uma decisão fácil, mesmo para os maiores industriais, banqueiros e proprietários de terras, que podem salivar com os lucros potenciais. Pois, mesmo que seja para beneficiá-los, essas elites empresariais estariam abrindo mão de parte de sua liberdade, uma vez que não controlarão diretamente a ditadura; é uma ditadura para eles, não por eles.

É apenas sob certas condições que as elites empresariais recorrem ao fascismo – alguma forma de governo democrático formal, sob o qual os cidadãos “consentem” com a estrutura governante, é a forma preferida e muito mais fácil de manter.

Os trabalhadores começando a retirar seu consentimento – começando a desafiar seriamente o status quo econômico – é uma “crise” que pode trazer o fascismo. A incapacidade de manter ou expandir os lucros, como pode ocorrer durante um declínio acentuado no “ciclo de negócios” ou uma crise estrutural, é outra dessas “crises”.

Um resumo do que aconteceu sob os regimes fascistas do século 20 mostra claramente a natureza de classe do fascismo.

Na Alemanha, os lucros empresariais mais do que dobraram em cinco anos; desde a ascensão de Hitler ao poder em 30 de janeiro de 1933 até o verão de 1935, os salários caíram de 25 a 40%. Em 1935, foi instituído um “passaporte de trabalho” no qual o empregador fazia relatórios sobre o empregado. O empregador podia confiscar o passaporte à vontade, sem o qual não seria possível obter emprego, impossibilitando efetivamente a mudança de emprego. Em 1938, foi formalmente considerado ilegal a mudança de emprego por um trabalhador.

Na Itália, de 1926 a 1934, os salários industriais foram reduzidos em pelo menos 40 a 50%, enquanto os salários agrícolas foram reduzidos de 50 a 70%. O desemprego era o espectro da fome, sendo mais um chicote para manter os salários baixos; as crianças eram usadas no trabalho agrícola e nas fábricas, como substitutas de adultos demitidos. A partir de 1935, muitos empregados de fábrica foram colocados sob disciplina militar direta; faltar mais de cinco dias ao trabalho podia ser punido com nove anos de prisão. Todos os trabalhadores deviam portar um “passaporte de trabalho”.

Na Espanha de Francisco Franco, os salários reais em 1949 eram 50% menores dos de 1936. O racionamento durou até 1952; as rações por si só eram insuficientes para manter a existência humana. O historiador Paul Preston, autor de dois livros sobre Franco e seu regime, citou o assessor de Hitler, Heinrich Himmler, chamando o regime de Franco de “mais brutal no tratamento da classe trabalhadora espanhola do que o Terceiro Reich em suas relações com os trabalhadores alemães.”

No Chile de Augusto Pinochet, a maioria dos trabalhadores ganhava menos em 1989 do que em 1973 (após o ajuste pela inflação). A participação do trabalho na renda nacional caiu de 52%em 1970 para 31% em 1989. O salário mínimo caiu quase pela metade durante os anos 1980 e, no final dessa década, a taxa de pobreza no Chile atingiu 41% e a porcentagem de chilenos sem condições de moradia era de 40%, ante 27% em 1972. Um terço da força de trabalho do país estava desempregada em 1983.

Na Argentina, a principal federação sindical foi abolida, greves proibidas, preços aumentados, salários rigidamente controlados e programas sociais cortados. Como resultado, os salários reais caíram 50% em um ano. As tarifas de importação foram reduzidas profundamente, deixando o país aberto às importações e à especulação estrangeira, causando o fechamento de uma indústria local considerável. No período de 1978 a 1983, a dívida externa da Argentina aumentou de US $ 8 bilhões para US $ 43 bilhões, enquanto a participação dos salários na renda nacional caiu de 43% para 22%.

Mesmo com o dramático aumento do desemprego e os trilhões de dólares distribuídos a grandes empresas desde o início da pandemia, os desastres acima para os trabalhadores, impostos por meio de violência desenfreada, estão muito além do que os trabalhadores experimentaram sob Trump.

Os industriais e financistas têm um controle de ferro sobre a política dos EUA, e a desaceleração econômica desencadeada pela pandemia não prejudicou os lucros da maioria das grandes empresas, com resgates fornecidos para aqueles que tiveram sucesso em seus resultados financeiros.

Os financistas e especuladores estão indo muito bem e, como Wall Street valoriza a estabilidade, os financistas provavelmente apoiaram mais Joe Biden do que Trump. Como o Partido Democrata favorece os financistas (enquanto os republicanos favorecem os industriais), Wall Street não terá nenhum problema com o governo Biden. Alguns industriais provavelmente se cansaram das palhaçadas de Trump ou calculam que receberam todos os serviços que podem esperar dele; alguns neste grupo provavelmente não se importam com uma mudança. E dadas as décadas de serviço leal de Biden aos interesses empresariais, em particular ao setor bancário, é improvável que haja ranger de dentes nas salas de reuniões das empresas.

Não havia necessidade de os capitalistas dos EUA instituírem uma ditadura fascista durante o governo Trump e não haverá necessidade no futuro próximo. Então, voltando ao início deste artigo – por que deveria ser dito que a ameaça do fascismo não diminuiu com a derrota de Trump? Isso porque, enquanto existir o capitalismo, a ameaça do fascismo existirá.

O sistema é chamado de capitalismo por uma razão – é a regra do capital. Os donos do capital. Aqueles que possuem capital geralmente se dividem em dois campos, industriais e financistas, como foi dito acima. Os industriais possuem ou são os principais gerentes de empresas que produzem bens e serviços tangíveis, enquanto os financistas negociam, compram e vendem ações, títulos e outros papéis, inventando continuamente novos instrumentos para lucrar com praticamente todos os aspectos da atividade comercial. Os dois competem ferozmente pelos lucros e, portanto, às vezes têm interesses conflitantes, mas há uma sobreposição considerável entre os dois setores capitalistas. Crucialmente, seus interesses de classe estão completamente alinhados.

Os empregados recebem muito menos do que o valor do que produzem; esta é a fonte do lucro empresarial. As remunerações e lucros inchados gerados pela exploração dos empregados são muito maiores do que podem ser aplicados em gastos com luxos ou usados ​​para investimentos empresariais, então essas enormes pilhas de dinheiro são desviadas para a especulação financeira, inchando um setor financeiro já inchado, que agarra para si grandes quantias deste dinheiro especulativo. Os altos executivos das empresas industriais, por sua vez, são pagos em grande parte em ações, de modo que seus interesses estão “alinhados” com os do capital financeiro, para usar o jargão de Wall Street.

Este é o funcionamento normal e rotineiro do capitalismo. Enquanto as pessoas consentirem com esse acordo – e, portanto, consentirem com sua exploração permanente – tudo estará bem para os industriais e financistas. Mas e se o consentimento começar a ser questionado? E se uma crise econômica for tão severa e contínua que se torne difícil extrair lucros? É quando os capitalistas começam a pensar em acabar com a democracia formal e instituir um regime autoritário. No mais extremo, esse governo autoritário pode se transformar em fascismo. Esse cenário é sempre uma possibilidade porque o capitalismo é inerentemente instável. Nestes vinte anos do século 21, já se viveu uma terceira desaceleração econômica, cada uma pior do que a anterior.

Os estadunidenses, por enquanto, recuaram contra uma possível queda em direção ao fascismo expulsando Trump, embora apenas por uma margem estreita. Mas a tendência global recente é inconfundível: ideólogos autoritários de extrema direita permanecem em cargos em países ao redor do mundo, entre eles Brasil, Turquia, Hungria, Polônia e Filipinas – e os EUA têm uma história que remonta ao século 19 de criação e apoio a ditadores, derrubando governos eleitos democraticamente. Os capitalistas têm uma variedade de ferramentas econômicas à sua disposição para manter seu domínio, a força armada dos governos para impor esse domínio, e uma variedade de instituições e controle da mídia de massa para reforçar as ideologias de direita. As eleições nos países capitalistas decidem ocupa o governo, não quem governa.

A democracia formal é o método preferido de governar, mas se a violência, que vai até o fascismo, é a única maneira de manter seu poder, é isso que os industriais e financistas vão insistir que seus governos façam. O fascismo não pode surgir ou ser elevado ao poder sem uma base social, um bloco totalmente confuso que dá apoio e as tropas de choque. Essa base social tem que ser mal educada o suficiente para acreditar nas mentiras óbvias cuspidas pelo líder e se entusiasmar com a permissão concedida para exibir abertamente seus ódios, sejam eles racismo, misoginia, nativismo, homofobia ou anti-semitismo, permissão envolta em nacionalismo virulento. Os milhões de seguidores fanáticos de Trump são um monumento à falta de educação nos EUA, um sistema de propaganda difundido e produto de décadas de implacável ideologia do Partido Republicano. Não pode haver movimento fascista potencial sem essa base social.

Dado esse apoio fanático a Trump, apesar dos fracassos massivos e da indisfarçável luta de classes de seu governo, tanto os seguidores quanto as tropas de choque permanecerão quando Trump deixar a Casa Branca em 20 de janeiro. Eles serão chamados no futuro? Se você não quer que a ameaça do fascismo fique em segundo plano, você terá que se livrar do capitalismo.

__

Pete Dolack* é um escritor socialista, autor do blog Systemic Disorder (Desordem Sistêmica).