A Polícia cercou as proximidades da escola em Knoxville, no Tennesse

A polícia informou que um novo tiroteio na segunda-feira (12) numa escola de ensino médio em Knoxville, no estado norte-americano de Tennessee, deixou ao menos um estudante morto e um policial ferido.

A história se repete e na mesma cidade com jovens e, igualmente, com armas de fogo. Ao menos quatro adolescentes que eram alunos ou ex-alunos da escola foram assassinados em outros tiroteios nos últimos meses.

Conforme informações, o aluno se entrincheirou no edifício da Austin-East Magnet High School durante vários minutos e disparou contra a chegada dos policiais, “fazendo com que os agentes reagissem”.

De acordo com o diretor do Departamento de Investigação do Tennessee, David Rausch, a polícia encontrou o suspeito – que era um aluno – entrincheirado no banheiro da escola. A polícia ordenou que ele saísse, mas após ter se recusado, “ele teria disparado, atingindo um policial”, que foi baleado na parte superior da perna. Na reação, o suspeito foi morto no local.

O policial baleado foi levado ao hospital e está consciente. Um homem foi detido para uma investigação mais aprofundada, de acordo com o Departamento de Polícia. A informação inicial divulgada pelos próprios agentes dava conta de haver “várias vítimas baleadas” no local. As autoridades disseram ainda que a investigação segue em curso e pediram aos moradores para que evitem a região, apesar de reafirmarem que a situação agora está sob controle.

Segundo o superintendente de Escolas de Knoxville, Bob Thomas, “é uma trágica situação”, mas que tudo já se encontra sob controle. “O prédio da escola foi fechado e os alunos que não estavam envolvidos no incidente foram liberados e entregues as suas famílias”, informou.

Os tiroteios em escola têm sido um flagelo constante nos Estados Unidos e vêm aumentando nas últimas semanas.

Desde o massacre de Columbine, quando dois jovens invadiram a escola e mataram 13 pessoas, passando pelos de Atlanta ou Califórnia, um verdadeiro banho de sangue reacendeu o debate sobre o controle da posse de armas.

Tennessee é precisamente um dos Estados mais irresponsáveis do mundo neste aspecto.

Na semana passada, o governador republicano assinou uma legislação que converterá o Tennessee no estado mais recente em permitir que a maioria dos adultos de 21 anos ou mais porte armas sem aprovar com antecedência uma verificação de antecedentes. Entre as propostas do Partido Democrata está a restrição à compra de armas para pessoas com problemas mentais.

Com a própria mídia estadunidense alertando para a ocorrência de uma “epidemia” de violência armada, o presidente democrata Joe Biden anunciou uma série de medidas para limitar a proliferação de armas de fogo, defendendo a proibição da fabricação ou modificação caseira de armas – algo que resulta especialmente perigoso.