February 18, 2020, Las Vegas, Nevada, USA: Democratic presidential candidate BERNIE SANDERS, I-Vt., speaks at a rally at University of Nevada, on Tuesday. (Credit Image: � Caroline Brehman/Congressional Quarterly via ZUMA Press)

Com 50% das urnas apuradas, o pré-candidato Bernie Sanders está com 46,6% dos votos qualificados, mais do dobro do obtido pelo segundo, Joe Biden, com 19%.

Diante do fato de que essa vantagem despontou desde as primeiras urnas e se manteve estável durante toda a contagem, todos os jornais e TVs norte-americanos já colocam Sanders como o grande vitorioso em Nevada.

Com este resultado, que se soma a vitórias em Iowa e New Hampshire, Sanders assume a dianteira na campanha pela indicação como candidato dos democratas à Casa Branca, com uma grande distância em relação aos demais concorrentes.

A expectativa volta-se agora para a Carolina do Sul, cuja primária se realizará no dia 29.

O resultado divulgado para Nevada é pelo número de delegados equivalentes, ou seja, de delegados que vão votar para escolher os indicados pelo chamado Caucus (conjunto de assembleias distritais) do Estado.

Pela contagem divulgada até o momento Sanders tem 46.6% dos delgados equivalentes (3.664); Joe Biden 19% (1471); Pete Buttigieg 15,4% (1.175); Elizabeth Warren vem com 10,3% (785); Amy Klobuchar 4.5% (345); Tom Steyer 3,8% (288) e Tulsi Gabbard 0,1% (4)

Se mantida, essa dianteira surpreende as pesquisas mais otimistas a favor de Sanders que lhe conferiam uma ampla vantagem, mas com 30% dos votos.

Ao assumir a vitória em Nevada, diante de entusiasmados apoiadores Sanders dirigiu-se ao establishment de seu próprio partido, em especial aos que negam a sua capacidade de enfrentar Trump: “Não há como deter trabalhadores decididos a exigir melhores salários, nem jovens que querem estudar. A esse resultado eu chamo de capacidade eleitoral”. Só no Estado de Nevada, Sanders conseguiu mais de 500 mil doadores para sua campanha em menos de um mês.

“Em Nevada, batemos nas portas de centenas de milhares de casas. Vamos bater nas portas na Carolina do Sul, na Califórnia, no Texas e em Massachssets. Vamos bater nas portas por todo o país”, declarou ao incentivar os ativistas de sua campanha.