(Doug Mills/Reuters)

“Deixar de vacinar crianças contra a Covid não faz sentido”, disse o assessor da Casa Branca para a Saúde, Dr. Anthony Fauci e, em apelo pela vacinação, acrescentou que “os pais têm a responsabilidade de imunizar seus filhos”.

Durante entrevista ao programa governamental ‘Morning in America’, nesta quinta-feira (30), o Dr. Fauci fez advertências aos país que se recusam a vacinar os filhos com base no baixo número de casos graves entre menores de idade.

Para o assessor da Casa Branca, isso não tem o menor sentido, ao responder ao dado levantado pela entrevistadora, Adrienne Bankert, de que chega a quarto por milhão as crianças que necessitaram hospitalização devido a Covid na semana que passou, apesar de um novo surto da doença nos Estados Unidos.

Fauci discordou desse tipo de “racionalização” para não vacinar. “Nós vacinamos crianças para todo tipo de doenças mesmo quando a mortalidade e morbidade são bem menores do que neste caso”, disse.

Além disso, alertou que, apesar de reconhecer que o risco é menor do que entre adultos e idosos, o número de crianças hospitalizadas está crescendo, o que eleva a responsabilidade dos pais: “É verdade que a hospitalização e adoecimento graves em crianças, se comparamos com os adultos e idosos, é menor. A probabilidade para uma criança de ficar seriamente doente é, sem dúvida, inferior quando se trata de Covid, mas isso não significa que as crianças não ficam seriamente doentes em diversos casos”.

“As crianças estão sofrendo e muitas morrendo, o que seria evitável se os pais as levassem para vacinar”, destacou Fauci.

Desde novembro todas as crianças de cinco anos acima podem receber vacinas contra a Covid nos EUA. Há aumento de crianças hospitalizadas, particularmente com o surgimento da variante ômicron, de tal forma que, na semana de 22 a 28 de dezembro, uma média de 378 crianças foram hospitalizadas por dia nos Estados Unidos devido à Covid, uma elevação de 60% em relação à semana anterior, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.