EUA: Líderes militares estão de quarentena após contágio de almirante
Membros da Junta de Chefes de Estado-Maior dos Estados Unidos estão em quarentena, após o vice-comandante da Guarda Costeira, almirante Charles Ray, ter testado positivo para o novo coronavírus, afirmou em comunicado na terça-feira (6) o Pentágono. Uma fonte confirmou ao Washington Post que, entre os militares em isolamento, está o chefe do Estado-Maior Conjunto, general Mark Milley.
Também estão de quarentena o vice de Milley, general John Hyten; o chefe das operações navais, almirante Michael Gilday; o chefe do Estado-Maior do Exército, general James McConville; o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Charles Brown; o chefe do estado-maior da Força Espacial, general John Raymond; e o chefe do Comando de Operações Cibernéticas, general Paul Nakasone.
O almirante Ray testou positivo para o vírus na segunda-feira, disse o porta-voz da Guarda Costeira, contra-almirante Jon Hickey. Não está claro quando ou onde o almirante foi infectado.
Seus deslocamentos nos últimos dias incluem um evento na Casa Branca no dia 27 de setembro, com familiares de militares agraciados com a condecoração Golden Star e, também, uma reunião no Pentágono, na sexta-feira, com os principais líderes militares norte-americanos.
Jonathan Rath Hoffman, o porta-voz-chefe do Pentágono, disse em um comunicado na terça-feira que as autoridades de defesa estão cientes do diagnóstico de Ray e que ele estava no Pentágono na semana passada “para reuniões com outros líderes militares”. A notícia do contágio foi divulgada em primeira mão pela CNN.
“Estamos conduzindo rastreamento de contato adicional e tomando as precauções apropriadas para proteger a força e a missão”, asseverou Hoffman. “Por precaução, todos os contatos próximos potenciais dessas reuniões estão em quarentena e foram testados esta manhã. Nenhum contato do Pentágono exibiu sintomas e não temos testes positivos adicionais para relatar no momento.”
Segundo o Pentágono, as diretrizes de saúde pública vêm sendo seguidas desde abril, incluindo a verificação da temperatura corporal e o uso de máscaras quando o distanciamento social não é possível.
Hickey disse que Ray experimentou sintomas leves no fim de semana e procurou um teste.
“Apesar de apresentar sintomas leves, ele está de bom humor”, disse Hickey. “De acordo com as políticas estabelecidas da Covid da Guarda Costeira, ele ficará em quarentena de casa pelo período de 14 dias exigido, onde continuará a desempenhar suas funções como vice-comandante.”
Na sexta-feira, o próprio presidente Trump, mais sua esposa, Melania, e duas dezenas de altos escalões do governo deram positivo para o coronavírus, havendo rumores de que o contágio teria ocorrido na quarta-feira, durante a aglomeração promovida por Trump na Casa Branca para anunciar a indicação para a Suprema Corte de Amy Barrett, atropelando tudo, a um mês de eleições que ele diz que serão fraudadas pelo voto pelo correio e tem insinuado que a decisão irá à Suprema Corte. Trump chegou a ficar por três noites no principal hospital militar do país, o Walter Reed, e retornou na noite de segunda-feira à Casa Branca.