Documentos mostram que os infectados serviram de cobaia para medicamentos não registrados na Ucrânia

O major-general e porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, afirmou, em vídeo, que os laboratórios biológicos financiados pelos Estados Unidos na Ucrânia chegaram a contaminar militares ucranianos com antraz e que foram usados medicamentos não registrados para os testes.

A Rússia obteve documentos originais dos laboratórios, financiados pelo Pentágono, que mostram o interesse dos EUA em bactérias e vírus que circulam entre a Ucrânia e a Rússia e seus vetores, como aves e insetos.

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, “o principal objetivo do projeto [UP-2] era a realização de análises moleculares de infecções particularmente perigosas, endêmicas na Ucrânia”.

As pesquisas realizadas com dinheiro e supervisão dos Estados Unidos chegaram a vasculhar “cemitérios” de animais que morreram de antraz para pegar amostras e insetos que poderiam servir de vetor.

Entre 2018 e 2020, os EUA destinaram US$ 32 milhões para os laboratórios biológicos na Ucrânia. Os laboratórios enviaram pelo menos 16 mil bioensaios para fora do país.

Segundo a Rússia, jornais da Bulgária noticiaram quando mais de 200 militares ucranianos na região de Kharkov foram infectados, sendo que pelo menos 20 morreram.

Os documentos mostram que os infectados serviram de cobaia para medicamentos não registrados na Ucrânia e não autorizados nos EUA e Canadá.

Além do UP-2, a Rússia mostrou provas da existência de outros projetos que estudam possíveis vetores de doenças para a Rússia.

No projeto UP-8, o “estudo” era sobre a febre hemorrágica da Criméia-Congo e hantavírus e a possibilidade das doenças serem transmitidas por ratos e carrapatos.

O UP-4 pesquisou “a possibilidade de propagação de infecções particularmente perigosas através de aves migratórias, incluindo o altamente patogênico vírus influenza H5N1, cuja taxa de mortalidade atinge 50% em humanos, assim como a doença de Newcastle”, afirmou a Rússia, com base nos documentos que apreendeu.

A Rússia reiterou, em comunicado, que “todas essas atividades” nos laboratórios “são realizadas sob total controle do Pentágono” e afirmou que uma investigação internacional deve ser realizada para averiguar os verdadeiros objetivos dos laboratórios mantidos pelos EUA na Ucrânia.