Indios aldeados sen vacinado na aldeia e Umariçu1, em Tabatinga (MA). Sérgio Lima/Poder360 19.01.2021

Segundo um estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Universidade Harvard e o Ministério da Saúde, divulgado na quinta-feira (17), a vacinação contra o Covid-19 evitou, no período de quatro meses, a morte de mais de 40 mil pessoas acima dos 70 anos de idade no Brasil.

Os pesquisadores analisaram as tendências de mortes por Covid-19 e por causas não relacionadas ao coronavírus no período de 3 de janeiro a 27 de maio de 2021. Foram registrados, neste intervalo de tempo, 238.414 óbitos por complicações da doença e 447.817 mortes por outras causas.

O número de mortes pela doença aumentou em todas as faixas etárias a partir de fevereiro, quando a variante Gama (oriunda de Manaus) se disseminou no país.

“Encontramos evidências de que, embora a disseminação da variante P.1 [Gama] tenha levado ao aumento das mortes por Covid-19 em todas as idades, a proporção de óbitos entre os idosos começou a cair rapidamente a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2021”, disse Cesar Victora, epidemiologista e líder do estudo, ao site da UFPel.

“Até então, essa proporção tinha se mantido estável em torno de 25% a 30% desde o início da epidemia, mas agora se encontra abaixo de 13%. Além disso, nossas análises de óbitos por outras causas mostram que o declínio proporcional entre os idosos é específico para as mortes por Covid-19”.

Ainda de acordo com o estudo, os níveis nacionais de cobertura com a 1ª dose de uma vacina anticovid na faixa etária de 80 anos ou mais superaram os 80% no fim de fevereiro, estabilizando-se em torno de 95% a partir de março.

O percentual de mortes de idosos acima dos 80 anos caiu de 28% do total de óbitos por Covid-19 em janeiro para 12% em maio. Metade das pessoas na faixa etária de 70 a 79 anos já havia recebido ao menos uma dose da vacina na última semana de março – percentual que subiu para 90% na primeira metade de maio.

Segundo a pesquisa, a proporção de mortes por Covid-19 nesse grupo permaneceu em torno de 25% do total de óbitos pela doença até a 2ª semana de abril. A partir daí, diminuiu de forma acentuada e chegou a 16% na última semana de maio.

“Somando as estimativas para ambas as faixas etárias, foram evitadas as mortes de 43.082 idosos”, lê-se no estudo.

Em ambos grupos, o percentual de mortes por causas não relacionadas à Covid-19 permaneceu estável.

“A principal contribuição de nosso estudo é fornecer evidências sobre a efetividade do programa de vacinação no Brasil como um todo, em um cenário onde a variante Gama atualmente predomina, confirmando os achados de estudos anteriores realizados em grupos populacionais mais restritos”, declarou Cesar Victora.

“Como o distanciamento social e uso de máscara estão sendo adotados de forma limitada na maior parte do país, o rápido aumento da vacinação permanece como a abordagem mais promissora para controlar a pandemia em um país onde quase 500 mil vidas já foram perdidas para a Covid-19″, completou.