A Escola Nacional João Amazonas inicia no próximo dia 11 de julho, terça-feira, um novo projeto formador somando esforços com a estratégia da Formação e Propaganda, especialmente pela utilização das redes sociais. São as Lives do João, na TV Grabois, com conteúdo ao vivo e interativo para alcançar um público para além da militância comunista.

De 11 de julho a 12 de novembro, os núcleos de ensino e pesquisa realizarão semanalmente, a cada terça-feira, lives abordando temas de relevância conectados aos seus campos específicos de ensino e pesquisa. Cada live terá um tema específico e material próprio de divulgação, assim como possibilitará a participação da audiência ao vivo.

Desta maneira, os cinco núcleos (Filosofia, Estado e Classes, Economia Política, Socialismo e Partido), desenvolverão 24 lives, buscando dialogar com quadros partidários e intelectuais progressistas que serão convidados(as) para abordar elementos teóricos conectados aos fenômenos do nosso tempo, na luta política e de ideias. 

“O objetivo é dialogar com um público mais amplo, através das redes, usando a TV Grabois como instrumento de irradiação dessas lives”, disse o diretor da Escola, Altair Freitas. Ele explica o nome “enigmático e direto” das lives, que fazem referência a João Amazonas, o dirigente comunista que lutou contra a ditadura militar e depois reorganizou o Partido na redemocratização do país.

Altair faz um apelo para que os secretários(as) de Formação e Propaganda e outros quadros dirigentes, mobilizem a militância dos seus comitês partidários para participar, comentar e compartilhar, contribuindo de modo decisivo para que essas lives tenham um público multiplicador em grande escala, utilizando os próprios instrumentos das redes sociais para amplificar o alcance. 

Ele explica que a plataforma digital da Escola continua no ar com 12 cursos disponíveis e atualização dos vídeos com novos temas, assim como a TV Grabois tem disponíveis centenas de vídeos sobre outros temas. Mas as lives cumprem um papel diferente, segundo o diretor da Escola, ao buscar alcançar um público amplo progressista “com cada tema tendo a realidade como ponto de partida, e a vivência do Brasil de hoje”.

Em julho, as três lives previstas são: 

11/07 – Estado e Classes, terá como convidados João Quartim de Moraes e Lígia Osório Silva, que aproveitam para falar de seu novo livro Novo Mundo – Metamorfoses da Colonização. 

18/07 – Socialismo; terá como convidada a historiadora Analúcia Danilevicz Pereira, explicando O que é Comunismo, O que é Socialismo?

25/07 – Partido; terá o ex-deputado e historiador Raul Carrion falando sobre A reorganização do Partido Comunista em 1962.

(por Cezar Xavier)