Card do Encontro.

A Educação Superior e o Novo Projeto de Desenvolvimento Soberano do País será tema do encontro nacional do PCdoB que acontecerá, em formato online, nos dias 6 e 7 de outubro de 2023, pela plataforma Zoom. O evento é preparatório ao 11º Encontro Nacional de Educação do PCdoB que ocorrerá no primeiro semestre de 2024.

O objetivo do encontro é refletir sobre a realidade da educação superior brasileira e sua relação com o desenvolvimento científico e tecnológico, destacando os impasses e desafios atuais, além das perspectivas que se abrem neste momento de reconstrução nacional e retomada da democracia.

Para isso, estão sendo convidados a participar, militantes do PCdoB que atuam na área de educação e pesquisa, em instituições de ensino superior, como professores, pesquisadores, cientistas e pós graduandos. No convite, a comissão de organização informa que o encontro levantará orientações políticas para a atuação unificada nos diferentes espações em que a militância comunista atua.

Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, através deste link AQUI. Após acessar os dados pessoais, é necessário atualizar as informações no PCdoB Digital. Posteriormente, os inscritos receberão instruções sobre o encontro por e-mail.

Serviço:

Encontro Temático:

A Educação Superior e o Novo Projeto de Desenvolvimento do País

Data: 6 e 7 de outubro de 2023 (sexta-feira e sábado)

Formato: Híbrido – mesa presencial e pela plataforma Zoom

Local: Brasília-DF (Sede da Contee)

Endereço: SBS Quadra 1 Bloco K 15º. Andar. Ed. Seguradoras, SBS, Brasília – DF

Inscrições: PCdoB Digital

Link: https://pcdobdigital.org.br/evento/encontro-educação

PROGRAMAÇÃO

Dia 06/10 – Sexta-feira

18:00 – Mesa de Abertura:

Conferência da presidenta do partido e ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

19:00 às 21:30 –

Mesa 01: Ensino Superior, Ciência e Tecnologia para um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.

Convidados: Prof. Luiz Fernandes, Prof. Olival Freire e Jorge Venâncio-FINEP

Coordenação: Julieta Palmeira

Ementa: A defesa da educação pública, gratuita, universal, laica e de qualidade socialmente referenciada. Em todos os momentos históricos nos quais, em nosso país, se discutiu e se buscou implementar um projeto de desenvolvimento democrático e soberano, a educação foi colocada na centralidade desse projeto. Um projeto de nação exige um projeto de educação e o projeto de educação é que indica quais são os elementos, tendências e concepções do desenvolvimento da ciência e da tecnologia. O Projeto Nacional de Desenvolvimento dá significado e propósito para a proposta dos comunistas para a educação, ciência, tecnologia e cultura. A concepção de escola básica e de universidade está ligada à concepção de desenvolvimento, de democratização do conhecimento e do acesso aos bens produzidos pela ciência e pela tecnologia.

Dia 07/10 – Sábado

08:30 às 10:30 

Mesa 02O contexto e os desafios atuais da educação superior no Brasil: O fortalecimento das instituições de Ensino Superior (IES) públicas e a regulamentação da educação privada

1. A evasão, a crise sanitária e os impactos nas IES, 2. A fuga de cerébros, os ataques às universidades e o negacionismo da ciência, 3. O PNE, as metas e o financiamento para a educação supeiror, 4. O EAD e as novas formas de avanço do capital na mercantilização do ensino superior no país, 5. A CONAE Extraordinária em 01/2024.

Convidados: 1. Profª Denise Pires – MEC, 2. Profª Madalena Guasco, 3. Wellington – PROIFES, 4. Dani Balbi – Deputada Estadual (PCdoB-RJ)

Coordenação: Helio de Mattos – UFRJ

10:30 às 12:30 –

Mesa 03: A reconstrução democrática da nação e o projeto de reforma da educação superior no país: 

1. Uma Universidade Nova, de excelência e inclusão, com estruturas de ensino, pesquisa e extensão, adequadas ao novo projeto de desenvolvimento, 2. Superar desigualdades, ampliar e democratizar acesso e garantir permanência nas IES, 3. Articular e integrar ensino superior e educação básica, na formação de professores 4.

Convidados: 1. Prof. Naomar de Almeida – USP, 2. Manuella Mirella – Presidenta da UNE; 3. Olgamir Amância-UnB; professora Zara Figueiredo Tripodi, secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão de Jovens e Adultos (MEC).

Coordenação: Márcio Florentino – UFSB

14:30 às 16:30 –

Mesas 04: Autonomia, financiamento e a gestão democrática nas IES: 

1. Articulação e integração sistêmica entre as IES, 2. Propostas de gestão democrática e participativa nas IES, 3. Carreira e Valorização do trabalho nas IES.

Convidados: 1. Vinicius Soares – presidente da ANPG, 2. Deputada Federal (PCdoB-BA), Alice Portugal.

Coordenação: FASUBRA

16:30 às 18:00 –

Mesas 05: A educação superior e o contexto de guerra cultural e negacionismo da ciência:

1. O ataque às universidades e a luta pela democracia, 2. A comunicação, as novas tecnologias de informação e o combate às fake news,

Convidados: 1. Yann Evanovick – MEC 2. Profª Mariana Moura 3 . Jandira Feghali – Deputada Federal (PcdoB-RJ)

Coordenação: Flávia Calé

18:30 às 19:30 – Conferência Nacional de Educação (CONAE-2024)

Mesa de  Encerramento do Encontro Temático

Coordenação: Madalena Guasco e Comissão Nacional de Educação do PCdoB.

SAIBA MAIS: