A China já alcançou a América em muitos campos da tecnologia e pode superá-la em outros”, observa Blair

O ex-primeiro-ministro inglês, Tony Blair, afirma agora que “estamos chegando ao fim do domínio político e econômico ocidental” com a ascensão da China em aliança com a Rússia.

“É a primeira vez na história moderna que o Oriente pode estar em pé de igualdade com o Ocidente”, visto que a China “já é a segunda superpotência do mundo” e “já alcançou a América em muitos campos da tecnologia e pode superá-la em outros”, disse.

Tony Blair, que foi primeiro-ministro do Reino Unido entre 1997 e 2007, deu uma palestra na Anual Ditchley, no sábado (16).

Em sua intervenção, defendeu que “a maior mudança geopolítica deste século virá da China, não da Rússia. Estamos chegando ao fim do domínio político e econômico ocidental. O mundo será pelo menos bipolar e possivelmente multipolar”.

Vindo de Tony Blair, que durante a invasão norte-americana do Iraque aderiu a tal ponto à agressão norte-americana, a ponto de ficar conhecido pela alcunha de “Poodle de Bush”, é um reconhecimento de que as correlações de força no terreno da geopolítica estão mudando profundamente.

No entanto, Blair não reconhece essa “multipolaridade” para fomentar a paz, ao contrário, sem abandonar o belicismo, diz acreditar que o Ocidente deve implementar uma política que não o afaste economicamente de Pequim, mas, com manutenção dos investimentos militares, deve se preparar para conflitos.

Seja como for, Blair percebe a nova direção do vento. Como, aliás, já informou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, a guerra na Ucrânia está definindo “se a ordem mundial se tornará verdadeiramente justa, democrática e policêntrica, ou se este pequeno grupo de países será capaz de impor à comunidade internacional uma divisão neocolonial do mundo entre aqueles que se consideram excepcionais e outros destinados a fazer a vontade dos eleitos”.