Afegãos avaliam danos após ataque terrorista a mesquita xiita

A facção terrorista que se denomina Estado Islâmico (ISIS) assumiu a responsabilidade pelo atentado suicida com bomba em uma mesquita muçulmana xiita no norte do Afeganistão. A explosão aconteceu nesta sexta-feira (8), na qual morreram pelo menos 46 pessoas e outras 143 ficaram feridas. Duas autoridades de saúde afegãs disseram à Reuters que o número de vítimas fatais já pode ter alcançado a 80.

A reivindicação da autoria do crime pelo ISIS ocorreu poucas horas depois do ocorrido. Esta é a maior ação terrorista cometida no país desde que os talibãs tomaram o poder desde a retirada das tropas dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – após duas de décadas de ocupação.

Os terroristas explodiram a mesquita durante as orações do meio-dia, no auge das rezas de sexta-feira, dia mais importante da semana religiosa muçulmana, destruindo janelas, cobrindo o teto de negro e espalhando escombros e metal pelo solo. As equipes de resgate retiraram um cadáver em uma maca e outro enrolado em um cobertor. As escadas da entrada do local estavam completamente cobertas de sangue.

Vizinho ao local, Hussaindad Rezayee disse que correu para a mesquita ao ouvir o estrondo. “Eu estava em casa fazendo obras e quando as orações começaram houve uma explosão. Vim procurar meus parentes, a mesquita estava cheia”, lamentou.

A missão da ONU no Afeganistão classificou o ataque como “parte de um padrão perturbador de violência”, que ocorre após outros atentados praticados nos últimos dias.

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, afirmou que uma unidade especial foi deslocada especialmente para investigar o atentado. “Houve uma explosão em uma mesquita de nossos compatriotas xiitas, e o resultado disso é que um número deles foi martirizado e ferido”, ressaltou Mujahid.