No encerramento de 2020 e início de 2021, lideranças do PCdoB expressaram, em suas redes sociais, seu sentimento em relação ao velho e ao novo ano, às lutas travadas e aos desafios futuros.

A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, colocou: “2021, um ano para esperançar. Vamos construir, juntos, dias melhores, com a serenidade e a coragem dos que lutam por um sonho coletivo. Feliz ano novo!”.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, declarou: “Finalizamos um ano sofrido e repleto de problemas. Essas datas especiais nos ajudam a olhar o futuro com mais esperança e com ânimo renovado. Desejo o melhor para todos que me dão a honra da companhia neste espaço. Vida, saúde, paz, justiça. Feliz 2021”.

A deputada federal Alice Portugal (BA), lembrou que “a pandemia ceifou e atingiu muitas vidas, expondo a cruel desigualdade social que assola o Brasil e o mundo. Trabalhamos incansavelmente para salvar vidas e garantir direitos ao povo brasileiro. Em 2021, vamos continuar na linha de frente lutando contra os retrocessos do governo Bolsonaro, por democracia e por um país livre. Temos esperança que a vacina irá chegar, venceremos a Covid-19 e voltaremos a nos encontrar”.

Daniel Almeida, também deputado pela Bahia, destacou: “que 2021 seja um ano de muitas conquistas para o povo brasileiro, que continuemos firmes e unidos para defender uma nação com mais justiça, equidade, igualdade e oportunidades”. Neste mesmo sentido, Jandira Feghali desejou que “as lutas dos trabalhadores do campo (foice) e das cidades (martelo) tenham vitórias em 2021!”.

O deputado Márcio Jerry, recém-anunciado secretário de Cidades do Maranhão, apontou: “Apesar de tudo, celebremos. E revigoremos nossa fé e esperança. Que 2021 seja um ano de recuperação, com vacina, saúde, alegria, melhores condições de vida para todos os brasileiros.

Como cantou Gonzaguinha, ‘Fé na vida, fé no homem, fé no que virá, vamos lá fazer o que será’”.

A deputada professora Marcivânia (AP), lembrou que “estamos encerrando um ciclo, um ano que poderá ser considerado o mais difícil das nossas vidas. Mas em meio a tantas dificuldades, se olharmos com outros olhos, poderemos perceber o quanto fomos capazes de superar e reinventar”. E acrescentou: “Devemos nos orgulhar de tudo aquilo que aprendemos, e usar todas essas lições para construir um mundo mais justo e fraterno nos próximos anos”.

A jornalista e ex-deputada Manuela d’Ávila, por sua vez, salientou: “2020 foi um ano muito difícil para todas e todos nós. Obrigada por terem lutado e resistido junto com a gente”.

Por Priscila Lobregatte