Estudantes da rede municipal voltam às aulas 100% presenciais nesta segunda-feira (25)

As escolas municipais da cidade de São Paulo retomaram as aulas 100% presenciais a partir desta segunda-feira (25). Com isso, o rodízio entre os alunos nas escolas terminou. A presença nas salas de aula continua facultativa.

A decisão da Prefeitura de São Paulo acontece no momento em que a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo afirmou que a capital paulista superou a marca de 100% da população adolescente vacinada com a 1ª dose da vacina contra Covid-19.

Além disso, a campanha de vacinação na capital ultrapassa 90% da população adulta que concluiu o esquema vacinal de duas doses ou dose única.

Como reflexo da vacinação, o estado de São Paulo registrou o menor número de hospitalizados por Covid-19 desde 2 de abril de 2020, segundo a Secretaria estadual da Saúde.

São 3.509 internados com a doença, sendo 1.677 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 1.832 em leitos clínicos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 27,5% no estado e 36,3% na Grande São Paulo.

No pico da segunda onda da pandemia, houve quase nove vezes mais pessoas internadas com a doença, superando 31 mil pessoas em leitos de enfermaria e UTI.

Os pais que não se sentirem seguros para enviar os filhos precisarão assinar um termo de responsabilidade para poder buscar as tarefas que serão feitas em casa.

Apenas 19 escolas não vão revogar o rodízio de alunos, isso devido a problemas estruturais. Outras 1 500, aproximadamente, vão poder atender em sua capacidade total.

Segundo a secretaria municipal de Educação, as adequações de espaços foram feitas de acordo com a necessidade de cada unidade de ensino, como a instalação de bebedouros, por exemplo.

A rede municipal atende mais de um milhão de estudantes espalhados por 4 mil escolas.

“Das 1.500 escolas, nós temos 19 escolas com problemas físicos. Nessas, claro, nós não vamos atender os alunos presencialmente, os alunos vão continuar com atendimento online. A Secretaria de Obras está fazendo as licitações para essas obras e essas intervenções. Algumas escolas são algumas salas, outras, a escola como um todo”, disse o secretário municipal de Educação Fernando Padula.

“Desde o início nós seguimos as orientações da saúde e da vigilância sanitária, tanto para o fechamento quanto reabertura das escolas. Neste momento, a área da Saúde diz que todos os alunos podem ser atendidos todos os dias”, disse o secretário municipal de Educação.