6o. Congresso da Unegro-PE encerrou com a eleição da estudante da UFPE com a tarefa de derrotar Bolsonaro.

por Cézar Xavier

A União de Negros pela Igualdade em Pernambuco (Unegro-PE) encerrou seu 6°Congresso Estadual, no sábado (23), com a eleição de Erika Waléria para comandar a entidade. O evento no Auditório do Sindicato dos Servidores da UPE – Sindupe, contou com a participação da vice-governadora e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos.

Erika é estudante cotista da UFPE, mãe-solo, moradora da periferia e trabalhadora talhada na luta política vinda das fileiras da União da Juventude Socialista – UJS e do Partido Comunista do Brasil – o PCdoB de Olinda.

Ela afirmou que dará curso aos 34 anos de política da Unegro em Pernambuco e contribuirá com o desenvolvimento da luta popular e contra o racismo. 

“Sendo o racismo estrutural, nossa luta é diária, contra gestos e costumes entranhados, mas principalmente contra um sistema que enaltece a diferença não só de classe, mas de gênero e de raça. Nos próximos dois anos, a Unegro em Pernambuco tem o desafio de existir em cada canto do estado, para que cada negro e cada negra sinta sua luta e resistência representada de forma organizada e que nenhum de nós se sinta sozinho (a)”, afirmou a presidenta.

Durante o Congresso, a Unegro-PE reafirmou o desafio de derrotar Bolsonaro, o fascismo e suas expressões, que promovem diversos ataques aos direitos do povo e estimulam as diversas formas de opressão, principalmente o racismo.

O Congresso ainda contou a presença de Irene Freire, presidenta da UNALGBT-PE, de Laudijane Domingos, da UBM-PE, do ex-secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, da presidenta da UMES, Roberta Pontes e da vereadora de Olinda, Dete Silva, entre outras personalidades.