Entidades em defesa da Palestina e dos direitos humanos promovem neste sábado (4), em mais de cem cidades no Brasil e no mundo, o Dia Internacional de Mobilização pela Paz, o Fim da Guerra e de Solidariedade ao Povo Palestino. O objetivo é dialogar com a população e pressionar a comunidade internacional a agir contra o genocídio imposto por Israel aos palestinos na Faixa de Gaza.

No Brasil, a programação teve início na quarta-feira (1º), no Espírito Santo. Com o apoio de sete partidos políticos, manifestantes ocuparam a Praça Costa Pereira, no Centro Histórico de Vitória (ES). O Movimento Palestina Livre – Espírito Santo, que reúne entidades e partidos, divulgou o Manifesto contra o Genocídio do Povo Palestino.

Duas atividades culturais foram marcadas neste sábado (3). Em Aracaju (SE), às 18 horas, haverá o Ato Político Cultural Palestina Livre, em frente à sede da CUT-SE. Já em São Paulo, às 18h30, o bar Al Janiah abriga o Festival “Palestine Cinema Days”.

Para sábado, estão previstas manifestações em todas as regiões do País. Os protestos são chamados por entidades como o Comitê Nacional de Solidariedade ao Povo Palestino, a Fepal (Federação Árabe Palestina do Brasil) e o Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade Aos Povos e Luta Pela Paz).

O ato em São Paulo acontece a partir das 16 horas, na em frente ao Masp, na Avenida Paulista. Antes, pela manhã, haverá ações em capitais como Belém, Belo Horizonte, Brasília, Maceió e Recife. No Sul e no Norte, as agendas ocorrem à tarde.

Além das cidades brasileiras, o Dia de Solidariedade ao Povo Palestino levará povos de diversos países às ruas. É o caso de Amsterdã, Berlim, Buenos Aires, Cairo, Caracas, Dublin, Londres, Nova Delhi, Paris e Washington. A data foi proposta pela Assembleia Internacional dos Povos (AIP), durante a 3ª Conferência Internacional Dilemas da Humanidade, em outubro, na África do Sul.

Segundo a coordenadora da Secretaria Internacional da AIP, Stephanie Weatherbee, “é importante ampliar a mobilização para setores da sociedade além das comunidades árabes e palestinas. A causa deve ser abraçada por toda a esquerda do mundo”. A AIP defende a “legitimidade da resistência palestina e da sua luta por autodeterminação e soberania nacional”.

Veja abaixo o calendário de protestos pelo Brasil.

Sudeste

* São Paulo (SP)
– 03/11, 18h30, Al Janiah Festival “Palestine Cinema Days”
– 04/11, 16h, Masp