Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e a vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB-PE)

O governo de Pernambuco anunciou, na quarta-feira (24), a ampliação da oferta do ensino integral em escolas de nível fundamental e médio e a criação de novas escolas técnicas. De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes, 75% das escolas de ensino médio passam a ser integrais em 2022.

“A expansão garante que todos os alunos que quiserem estudar numa escola integral terão vaga. Isso era uma meta antiga que tínhamos. A universalização vai se tornar realidade em 2022”, destacou o governador, Paulo Câmara (PSB).

“Chegaremos ao final de 2022 com 540 escolas em tempo integral. Seremos o primeiro estado a universalizar o ensino médio em tempo integral, uma medida importante que interfere na qualidade da educação ofertada e contribui de modo inestimável para o desenvolvimento do nosso estado em diversas aspectos. Ainda há muito trabalho pela frente, mas estamos no rumo certo”, destacou a vice-governadora do estado, Luciana Santos (PCdoB-PE).

“São escolas integrais com laboratórios, com protagonismo, com o cuidado e metas, com conteúdos muito importantes para garantir que aquele jovem tenha uma educação adequada e competente para o mundo e qualquer desafio que ele queira encarar”, afirmou Luciana Santos.

Para 2022, estão previstas mais 11 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), sendo que seis delas são unidades de referência que virarão técnicas e cinco que estão em construção.

Além disso, 104 escolas estaduais existentes são transformadas em unidades de referência em Ensino Médio (Erem), Fundamental e Médio (Eremfem) e Fundamental (Eref), todas com aulas em tempo integral.

Em coletiva de imprensa na sede do governo estadual, o secretário de Educação e Esportes Marcelo Barros, explicou que a quantidade de escolas que permanece com o modelo regular é voltado para estudantes que não querem cursar o ensino médio em tempo integral.

“Vamos manter 25% das escolas no modelo regular porque sabemos e entendemos que tem estudantes e familiar que optam por esse modelo. Nós temos que deixar essa escolha para o nosso estudante”, declarou.

O secretário garantiu que todos os estudantes que optarem pelo ensino integral terão escolas disponíveis.

Atualmente, Pernambuco tem 1.055 escolas na rede estadual, sendo 420 escolas de referência, 50 ETEs, 436 escolas regulares e 149 escolas indígenas. A partir de 2022, serão 70 Escolas de Referência (Erem e Erefem) e 34 Escolas de Referência em Ensino Fundamental (Eref).

O secretário ainda ressaltou que, em 2008, o estado contava com 52 escolas de tempo integral no ensino médio. Em 2014, o número subiu para 326 unidades de ensino nesse modelo, e para o ano letivo de 2022, a previsão é que o estado atinja a marca de 540 escolas integrais.

Até o final de 2022, mais cinco escolas técnicas serão construídas nos municípios de Moreno e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e Exu e Cabrobó, no Sertão, e Itaíba, no Agreste.

As seis unidades que serão transformadas em escolas técnicas, serão nos municípios do Recife e de Paulista, na Região Metropolitana, Barreiros, no Agreste, e Salgueiro e Petrolina, no Sertão do estado.

“Estamos ampliando também as escolas técnicas, isso também é fundamental. Cada vez mais o mercado é exigente e o ensino técnico estadual ajuda os estudantes a estarem aptos”, ressaltou Paulo Câmara.