Categoria denuncia a política genocida do governo Bolsonaro

O movimento Engenharia pela Democracia lançou manifesto em apoio às manifestações do dia 7 de Setembro em defesa da democracia, contra os ataques do governo Bolsonaro e em defesa da soberania nacional. O movimento é suprapartidário da comunidade da Engenharia brasileira.

A nota denuncia o ataque do governo Bolsonaro à democracia que o governo ameaça diariamente prometendo ações contra as instituições e conquistas do povo. “O movimento Engenharia pela Democracia responde com as armas da liberdade, da solidariedade, da ciência e da união”, diz.

“A insensibilidade e a desumanidade sem limites dos que pregam o ódio, a divisão, a guerra civil entre brasileiros, com carcomidos discursos segregacionistas, supremacistas, desprezo pelos mais humildes e frágeis, como se fosse o sofrido povo brasileiro um estorvo aos abastados, vorazes e insaciáveis apetites dos que vivem da usura, da dilapidação da riqueza nacional, da superexploração dos que trabalham e produzem, tanta insensatez desperta e alerta nossa alma humana, alimenta nossa consciência que se transforma rapidamente em movimento e luta”.

Chegando a quase 600 mil mortos por conta da pandemia, com 15 milhões de desempregados e mais de 100 milhões de pessoas mais pobres e miseráveis, o governo Bolsonaro a cada dia que passa, ameaça o povo através do ódio e das políticas impopulares, se beneficiando da corrupção, da barbárie, do negacionismo, faz com que seja fundamental a manifestação contra o bolsonarismo no dia 7. Diversos atores do movimento social, estudantil e sindical convocaram atos em todo o Brasil.

“Aos brasileiros e brasileiras, aos profissionais da engenharia herdeiros das lutas libertárias de 300 anos no Brasil, que não naturalizam e nem se omitem quanto à tragédia em curso, são necessárias lucidez e protagonismo para não ficarmos inertes e omissos diante do trágico destino. Temos a arte e o engenho para superar este triste momento e construir uma sociedade democrática e soberana”, continua a nota.

“[…] Os profissionais da engenharia, que conhecem o potencial humano, o valor da ciência, tecnologia, cultura e artes, a pujança das nossas riquezas e a nossa capacidade criativa, sabem a importância da liberdade, o valor do mundo do trabalho e seguem comprometidos com a conquista da democracia, do desenvolvimento sustentável e soberania nacional. Reconstruindo a esperança e reinventando o futuro! Vamos à luta!”, conclui a nota.

Veja a nota na íntegra:

7 de setembro de luto, de luta e de inclusão social

Em defesa da plena democracia e soberania nacional

Diante da ameaça da divisão e discórdia nacional, do ódio e da farsa da “liberdade “ das armas o movimento engenharia pela democracia responde com as armas da liberdade, da solidariedade , da ciência e da união.

Governador

O BRASIL chora seus mais de 580 mil mortos, 15 milhões de desempregados, 100 milhões de pobres e miseráveis, excluídos da riqueza nacional, em uma economia devastada e sem rumo, que se transforma crescentemente em movimentos e lutas. Chora, mas não se cala diante do genocídio, da corrupção e dos desvios de recursos da vacina, da falta de apoio e auxílio emergencial, de tanta violência e arbitrariedade.

A insensibilidade e a desumanidade sem limites dos que pregam o ódio, a divisão, a guerra civil entre brasileiros, com carcomidos discursos segregacionistas, supremacistas, desprezo pelos mais humildes e frágeis, como se fosse o sofrido povo brasileiro um estorvo aos abastados, vorazes e insaciáveis apetites dos que vivem da usura, da dilapidação da riqueza nacional, da superexploração dos que trabalham e produzem, tanta insensatez desperta e alerta nossa alma humana, alimenta nossa consciência que se transforma rapidamente em movimento e luta.

Denunciamos a tentativa do mandatário na presidência que destruindo a Nação e desestruturando as instituições públicas por dentro e temendo por sua condenação e prisão pelo genocídio que cometeu, com seu governo cada dia mais rejeitado e isolado, convocar às armas os que compraram fuzis para afrontar a Constituição, o Congresso Nacional e os Tribunais de Justiça, impor pela força um regime policial de terror aberto e a continuidade de seus planos sórdidos de depredar os poderes democráticos, ameaçar vidas e pretender, pela violência armada, seguir oprimindo e aterrorizando a maioria dos brasileiro, que não aceitam sem luta a abjeta violência, na tentativa autoritária e golpista de impor pela força uma ditadura e a continuidade de um poder que não pretende respeitar a vontade das urnas em 2022.

Aos brasileiros e brasileiras, aos profissionais da engenharia herdeiros das lutas libertárias de 300 anos no Brasil, que não naturalizam e nem se omitem quanto à tragédia em curso, são necessárias lucidez e protagonismo para não ficarmos inertes e omissos diante do trágico destino. Temos a arte e o engenho para superar este triste momento e construir uma sociedade democrática e soberana.

Inspirados pelo Bicentenário da Independência seguimos na luta pela conquista da nossa soberania inconclusa e dilacerada, pela segurança alimentar, contra a destruição e entrega da Petrobras e da Amazônia. Os profissionais da engenharia, que conhecem o potencial humano, o valor da ciência, tecnologia, cultura e artes, a pujança das nossas riquezas e a nossa capacidade criativa, sabem a importância da liberdade, o valor do mundo do trabalho e seguem comprometidos com a conquista da democracia, do desenvolvimento sustentável e soberania nacional.

Reconstruindo a esperança e reinventando o futuro!

Vamos à luta!!!

Movimento EngD – Engenharia pela Democracia – 7 de Setembro de 2021

www.engdemocracia.com.br

facebook.com/engenhariapelademocracia