Dirigentes de estados e municípios debateram o uso das ferramentas do PCdoB. Foto: reprodução

Na noite desta terça-feira (25), o PCdoB realizou um encontro virtual com cerca de 170 dirigentes estaduais e municipais para apresentar as novas funcionalidades do PCdoB Digital, que visam otimizar a plataforma para aprimorar a estruturação dos dados de filiação em nível nacional. O objetivo é usar a ferramenta para envolver cada vez mais os filiados na vida partidária e fortalecer o partido para a campanha deste ano, para a luta contra a extrema-direita e para os desafios de 2022.

“Ninguém trabalha com dados se não for de maneira estratégica, especialmente no campo da política”, disse Neide Freitas, secretária de Planejamento do PCdoB e coordenadora do PCdoB Digital. Ela enfatizou a importância de os dirigentes entrarem em suas páginas no PCdoB Digital e completarem as informações ainda em aberto e sugeriu a realização de campanhas para que os filiados atualizem seus dados. “Isso é precioso para nós porque essas informações nos ajudam na nossa ação de massas e num conjunto de outras ações”, explicou.

Neide apontou como igualmente essencial que o conjunto de militantes baixe o aplicativo — a aposta do partido é que em até um ano 60 mil tenham o app em seus celulares. “É uma maneira de estreitarmos nossa relação porque com ele conseguimos nos comunicar rapidamente, sem custo, e construir maior engajamento visando 2022. Para isso, as eleições deste ano são uma oportunidade ímpar”. Ela também apresentou a Elza, ferramenta para estratégia de comunicação a ser utilizada nos comitês em nível nacional, estadual e municipal, e detalhou seu uso e as diversas possibilidades de informação que o programa pode oferecer a partir de sua alimentação contínua.

Comunicação e organização

Adalberto Monteiro, secretário de Comunicação do PCdoB, argumentou que “a nossa comunicação tem a tarefa de disseminar, a partir dos fatos, a tática do partido que, neste momento, é a oposição vigorosa a Bolsonaro”. Ele também destacou a importância do sistema de comunicação para que o partido tenha um bom desempenho nas eleições deste ano e supere a cláusula de barreira em 2022, bem como para a luta em defesa da vida, do Brasil, dos direitos, do trabalho e da democracia. Neste sentido, lembrou que também é papel da comunicação a estruturação, a construção e a unidade de ação política do partido.

Adalberto também enfatizou que o PCdoB Digital é de propriedade do partido e, por isso, é seguro, e que uma das vantagens da plataforma é possibilitar uma comunicação segmentada, de acordo com o perfil de cada militante, o que é muito mais eficaz para aumentar o engajamento.

O secretário nacional de Administração e Finanças, Ricardo Abreu Alemão, tratou da importância do planejamento e da inteligência “para os nossos objetivos revolucionários” e disse que “para administrar e fazer finanças, também é preciso usar dados e informação”.

Fábio Tokarski, secretário de Organização, reafirmou a necessidade de ampliar a base de militantes entre os filiados e de ampliar o número de filiados ao partido. O secretário colocou que é preciso “formar uma nova cultura de planejamento com o uso dessas ferramentas”.

Além disso, lembrou que “a extrema direita precisa ser enfrentada e por isso também precisamos dessas ferramentas”. Para Fábio, essas plataformas de comunicação contribuem para “encorpar o partido e deixá-lo mais robusto”. Por fim, afirmou: “Não basta nos inconformarmos com a atual situação do país. Há novas exigências colocadas e o partido precisa dar conta dos desafios contemporâneos”.

O encontro seguiu com o relatos e questionamentos dos dirigentes locais sobre o uso das ferramentas.

Por Priscila Lobregatte