O Coletivo de Educação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – Maranhão realiza nesta quinta-feira (24) às 18h, no Grand São Luís Hotel, o debate ‘Educação e Democracia – Avanços e Retrocessos. O encontro conta a presença do ex-secretário de Educação do Ceará e deputado federal (PDT) Idilvan Alencar; do presidente estadual do PCdoB-MA e deputado federal, Márcio Jerry; do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A ideia é ao mesmo tempo apresentar para a sociedade as mudanças que têm ocorrido no Maranhão na educação e criar um contraponto, uma base de resistência aos ataques que se avizinham contra a educação no Brasil, como explica Ismael Cardoso, membro da organização do debate. “Como dizia Paulo Freire, vamos ‘denunciar e anunciar’, ou seja, fazer a devida crítica, a partir dessas mobilizações e debates, aos retrocessos apresentados pelo governo Bolsonaro e ‘anunciar’, propor saídas e alternativas”, afirma.

Um dos convidados a debater, o secretário de educação do Maranhão, Felipe Camarão avalia como sendo uma oportunidade única para debater a educação de forma responsável e democrática. “Vamos analisar o que já foi feito pelo governo Flávio Dino aqui no Maranhão nos últimos quatro anos e os projetos que temos para ser desenvolvidos nesses próximos quatro anos. E ainda por cima, analisar a conjuntura nacional, o que envolve a redução de gastos por parte do Governo Federal na educação, o sucateamento da educação pública, mostrando que nós no Maranhão estamos na contramão desse movimento.

O Evento

O debate ‘Educação e Democracia – Avanços e Retrocessos é o ponta pé inicial para mobilizar o Coletivo de Pensadores da educação criado pelo PCdoB – Maranhão, sendo esse o primeiro encontro de uma rodada de debate que serão realizados ao longo do ano.

SERVIÇO:

O que: Debate ‘Educação e Democracia – Avanços e Retrocessos