Filiados do PCdoB e representantes da sociedade civil organizada estiveram presentes na sessão solene / Foto: Fabrício Cunha

A Câmara Municipal de São Luís realizou, na tarde dessa quinta-feira (24), uma solenidade em homenagem aos 101 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O evento, que aconteceu no Plenário Simão Estácio da Silveira, foi proposto pelo vereador Marcelo Poeta.

Ao abrir o evento, Poeta destacou a história e importância do partido para a democracia e as transformações populares em nossa sociedade. Ele disse ainda que estava feliz ao homenagear o partido mais antigo do país no qual encontrou uma identidade que lhe faltava.

“O PCdoB é o partido que me identifico e que será meu último partido político. Já estive filiado ao PRTB e também fui candidato pelo PHS, mas hoje encontrei no PCdoB aquilo que eu sempre procurei: aquela identidade que me faltava. Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil é o mais antigo do país. Por sua história e importância para a democracia e as transformações populares em nossa sociedade é que propomos a realização da presente atividade”, declarou.

Avanços sociais 

Em seu discurso, o ex-vice-prefeito de São Luís e presidente do Diretório Municipal do PCdoB, Júlio Pinheiro, destacou os avanços sociais alcançados no Maranhão que tiveram a participação do PCdoB e lembrou, por exemplo, o apoio dado pelo partido que contribuiu com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

“Hoje é uma festa da democracia para a luta popular, para aqueles que querem construir um Brasil sem as desigualdades que ainda marcam este país. Nosso partido tem história e contribui para o desenvolvimento do Maranhão, iniciado pelo ex-governador Flávio Dino, hoje ministro do presidente Lula, que nosso partido contribuiu com a eleição”, frisou.

Trajetória

O professor e pesquisador Allan Kardec Barros, presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), destacou a trajetória do partido ao longo dos seus 101 anos de existência. Ele disse que a sigla construiu um legado sem deixar de lado os princípios e valores que direcionam o partido, inclusive, citando importantes lutas sociais encampadas pela legenda.

De acordo com o pesquisador, a sigla integra as forças de esquerda no Brasil que nunca suprimiram liberdades e direitos ou apoiaram movimentos ou governos autoritários. “Pelo contrário, sempre estiveram ao lado dos que lutaram pela democracia, mesmo pagando alto preço por isso”, apontou, ressaltando que “não será um modelo predador (capitalismo) que trará esperança para a humanidade”.

A secretária Tatiana Pereira, titular da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), também esteve presente no evento e falou sobre a importância do PCdoB para a sociedade. Além disso, durante a solenidade, foi exibido um vídeo com a participação do deputado federal Márcio Jerry, presidente do PCdoB no Maranhão, destacando a parceria da sigla com o governador Carlos Brandão (PSB) para a continuidade de importantes ações em diversas áreas da administração.

Os convidados 

O evento foi prestigiado por diversas autoridades e personalidades, como o secretário Gerson Pinheiro, titular da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial (Seir); o vereador Beka Rodrigues, ex-presidente da Câmara da Raposa; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís (Sindmetal), Gerson Silva; a vice-presidente do PCdoB, Fernanda Passos; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Terceiro Grau do Maranhão (Sintema), Antônio Mariano Melo.

A solenidade contou ainda com a presidente estadual da União da Juventude Socialista (UJS), Josy Gomes; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Cargas Públicas do Maranhão, Isaías Castelo Branco; o diretor nacional da Fundação Maurício Grabois, Fábio Palácio; representante da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), Ana Cristina Monteiro; a professora Dra. Fabiana Canavieira, que aproveitou a homenagem para se filiar ao partido; além de líderes comunitários e militantes da legenda.

Por Isaías Rocha

Fotos: Fabrício Cunha