A indústria paulista apresentou recuos na produção no mês de novembro de -2,6% em relação ao mês anterior e de -2% frente ao mesmo período de 2018, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal Regional divulgados nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estado de São Paulo representa 34% do total da indústria nacional e puxou resultados negativos verificados no setor em todo país: -1,2% em novembro em relação a outubro e -1,7% na comparação com outubro de 2018.
Junto com São Paulo, que representou o pior resultado desde setembro de 2018 (-3,1%), a produção da indústria brasileira recuou em 11 de 15 locais pesquisados em novembro. “Essa disseminação de resultados negativos é a maior desde novembro de 2018, quando também foram registradas taxas negativas em 11 locais”, diz o IBGE.
Em números gerais, a produção industrial acumula queda de -1,1% de janeiro a novembro do ano passado frente aos 11 meses de 2018.
Segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), “Não restam dúvidas de que 2019 foi um ano recessivo para a indústria, pois de janeiro a novembro o setor acumula perda de -1,1% frente ao mesmo período do ano anterior”.
“Deste modo, agora em nov/19 o nível de produção industrial está 17,1% abaixo de seu pico atingido em mar/11. Metade de seus macrossetores, porém, está muito pior: bens de capital encontram-se 34,2% abaixo de seu pico de set/13 e bens de consumo duráveis estão 25,5% aquém de sua marca de jun/13”, destaca o instituto.