Recém-filiado ao Partido Comunista do Brasil, o professor Marcos Tulio Pariz foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (10) em sua residência, no município de Jaguaré-ES, localizado a 200 quilômetros da capital do estado, Vitória.

Marcos Tulio era pré-candidato do PCdoB a deputado estadual nas eleições deste ano. Ele foi secretário municipal de Educação de Jaguaré e era professor. Dava aulas para escolas agrícolas da região.

O secretário de Comunicação do PCdoB-ES, Cláudio Machado foi até o município para prestar solidariedade aos familiares e amigos e também para obter mais informações sobre o crime. Segundo ele, Tulio era uma liderança respeitada em Jaguaré e um dos líderes de um grupo político que estava se viabilizando como uma alternativa à atual força política hegemônica no município, de perfil conservador.

O deputado federal (ES) Givaldo Vieira, expressou profundo pesar pela morte do camarada e cobrou investigações rápidas. “O meu pedido é para que seja elucidado mais rapidamente este caso, pois há suspeita, de acordo com relatos de amigos, de assassinato”.

Segundo o titular da Delegacia do município, Rafael Amaral, o crime aconteceu durante à noite e foram roubados um carro, uma moto, um notebook e uma televisão na residência de Tulio. A informação passada pelo dirigente do PCdoB, Claudio Machado, direto da delegacia na tarde desta terça-feira (10), é que os suspeitos foram presos e confessaram o crime.

Em nota de pesar, o Comitê Estadual do PCdoB-ES lamentou a morte de Marcos Tulio Pariz e prestou condolências à família e amigos.

Leia a nota na íntegra:

O PCdoB do Espírito Santo lamenta profundamente a morte de seu militante e pré-candidato a deputado estadual, Marcos Tulio Pariz, vítima de um brutal assassinato, cuja investigação para identificação dos responsáveis e o motivo do crime ainda estão em curso.

Tulio era uma importante liderança popular do município de Jaguaré e região, tendo dedicado quase três décadas de sua vida a nobre função de professor, na Escola Família Agrícola, ensinando Geografia sob o método da pedagogia da alternância.

Seu pai, Tulio Pariz, foi prefeito do município, eleito em 1988 pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O assassinato do camarada Marcos Tulio Pariz interrompe a trajetória de um militante que tinha inquebrantável e histórico compromisso com a democracia e com a luta do povo brasileiro por mais direitos sociais.

Marcos Tulio Pariz, vive!

Marcos Tulio Pariz, presente!

Comitê Estadual do PCdoB-ES