Imagem de Arquivo/Agência Brasil

Boletim do Banco Central relativo a movimentação dos depósitos e saques das contas de todas as cadernetas de poupança do país em maio registrou que as retiradas foram maiores que os valores depositados no mês.
A divulgação foi feita na quinta-feira, 6 de junho. Os depósitos foram de R$ 203,6 bilhões e as retiradas de R$ 204,3 resultando em R$ 718 milhões de saldo negativo.
O resultado repete o movimento de abril. No mês anterior, os depósitos foram no montante de R$ 198,3 bilhões e os saques foram de R$ 201,5 com R$ 2,9 bilhões a maior das retiradas.
No acumulado do ano, as cadernetas de poupança totalizam um saldo de saques de R$ 17 bilhões. O montante é resultado de saques de R$ 980,9 bilhões contra depósitos de R$ 963,9 bilhões.
Com 28,4 milhões de pessoas sem emprego ou com a renda menor, a inadimplência votou a bater recorde em abril. São 63,2 milhões de pessoas, o equivalente a 40,4% da população adulta, que não conseguem pagar suas contas, inclusive as básicas como de consumo de luz e água, segundo pesquisa do Serasa Experian. A poupança é o último recursos que poupadores estão recorrendo para pagar seus compromissos.
Além do movimento do mês de maio, o boletim do BC informa também que o saldo total de todas as contas da poupança passou de R$ 793 bilhões em abril para R$ 795 bilhões em maio. Com os R$ 718 milhões negativos no movimento do mês, o crescimento do saldo total acontece por incluir os juros e a correção monetária creditados do mês.